Teologia da Unicap afiliada à Gregoriana de Roma

Bne14par-unicap-gregoriana-pedro-2O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco passa, oficialmente, a ter um reconhecimento canônico, graças à afiliação à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, segundo documento da Congregação para a Educação Católica (Vaticano), assinado nesta quinta-feira, dia 15 de maio de 2014. A Gregoriana é a mais prestigiosa Universidade Católica do mundo. Essa afiliação, para além do efeito jurídico canônico, representa um importante reconhecimento do curso de Teologia da Unicap, o qual já tem reconhecimento civil, com o conceito 4, numa escala de 1 a 5, do Ministério da Educação.

Agora, os seminaristas egressos, ao receberem um diploma canônico, já saem com reconhecimento e autorização da Igreja para o ensino da Teologia. “Isso é muito importante para a formação de seminaristas religiosos na Igreja no Nordeste”, ressalta o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens.

A postulação à afiliação do curso de Teologia da Unicap, Instituto Dom Luciano Mendes de Almeida, junto à Gregoriana de Roma, se deu há aproximadamente um ano, com o apoio dos Bispos de nossa região.

Esse reconhecimento significa que o curso da Católica passou e foi aprovado por três instâncias: pelo conselho da Universidade Gregoriana, pela Cúria Geral dos Jesuítas e pela Congregação para Educação Católica, órgão máximo da educação Católica na Igreja, no Vaticano. “Isso significa que o nosso corpo docente, nossa matriz curricular, o nosso curso de Teologia corresponde e atende perfeitamente a todas exigências da Igreja Católica universal para um curso de teologia”, disse Padre Pedro.

O Reitor da Católica fala da importância desse reconhecimento. “Hoje o mundo vive de parcerias e de intercâmbios, então firmar uma afiliação com a Pontifícia Universidade Gregoriana, que é uma das mais antigas e reconhecidas no mundo, agrega muito valor ao nosso trabalho a serviço da igreja. Isso significa também a possibilidade de outras formas de colaboração, intercâmbio de alunos e professores e outros projetos comuns. É uma relação de verdadeira afiliação, não somente uma questão jurídica, mas o exercício de relação intensa e afetiva com a Gregoriana de Roma.”

Padre Pedro também falou sobre como a Universidade Católica de Pernambuco recebeu a notícia. “Nós recebemos como um reconhecimento do nosso trabalho, sobretudo com essa reformulação, depois de 2010, em parceria com as Dioceses do Regional Nordeste II. É um atestado internacional e universal de que nós respondemos a todas as exigências de um curso de teologia, segundo à Igreja Católica hoje. Em outras palavras, nós atendemos às exigências civis do Brasil, graças ao conceito recebido, e agora, também temos o selo e o reconhecimento “canônico”, segundo as exigências da Igreja”.