TEDx chega ao Recife para espalhar ideias

Com informações da Assessoria de Comunicação do TEDx Recife Antigo

É para espalhar boas ideias que existe o TED, uma organização mundial e sem fins lucrativos. Criada em 1984, já teve vários nomes de destaque no cenário internacional entre seus palestrantes, como Bill Clinton, Bono Vox, Al Gore e Michelle Obama. Agora, é a vez do Recife compartilhar sua experiência com o resto do mundo. Com o tema “Ideias que fazem a diferença”, o TEDx aporta no Recife Antigo no dia 08 de dezembro, das 8h às 18h30.

Para participar do evento, gratuito, as inscrições estão abertas até o próximo dia 30 de outubro, através do www.tedxrecifeantigo.com.br. Como as vagas são limitadas, é preciso responder três perguntas do formulário, sendo escolhidas as 100 melhores respostas. Os selecionados vão presenciar palestras de 12 pensadores e realizadores das mais diversas áreas, tendo cada uma duração de 6 a 18 minutos. “Os temas serão altamente multidisciplinar, indo desde educação e cultura, até tecnologia e sustentabilidade”, contata o organizador Alfredo Júnior, membro da comunidade TED Internacional.

Os palestrantes escolhidos são personagens que tiveram um papel fundamental na construção do Recife, “e agora têm a chance de multiplicar os agentes da mudança”, explica. Os nomes já estão confirmados, mas a divulgação será no mês de novembro. Até lá, o enorme “X” da campanha estará por toda a cidade. A ideia é servir de mural para respostas à pergunta de todos os recifenses: “De que o Recife precisa para melhorar? O TEDxRecifeAntigo quer saber a opinião da comunidade para ajudá-la a se tornar um lugar melhor”.

Assim, acreditando no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo, Júnior revela o motivo que o fez resolver trazer o evento para a capital pernambucana. “O Recife tem um potencial criativo e de uma diversidade cultural e intelectual gigantesca, que pode contribuir muito com soluções inovadoras para os problemas de nossa comunidade, se assemelhando, em muitos casos, com problemas em outros locais do mundo”, opina o organizador. Dessa forma, pessoas ao redor do mundo inteiro vão poder aprender com as ideias e práticas locais para superarem suas próprias dificuldades.

Com esse objetivo de dividir experiências e conhecimentos, fomentar discussões e reflexões que possam fazer o planeta melhor, transformando propostas em ações, o TEDxRecifeAntigo interage com TEDTalks gravados em vídeo e com palestrantes ao vivo se misturando para se conectar com a plateia. Para espalhar a mensagem para o maior número de pessoas, o evento vai ser transmitido ao vivo para todo o mundo, contanto também com polos de transmissão simultânea do evento que vão da Região Metropolitana do Recife até cidades do interior, como Petrolina, Salgueiro, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Interessados em ser organizador de um polo de transmissão, pode entrar em contato com a organização, através do site do evento.

SOBRE O TEDx – o TED criou um programa chamado TEDx para eventos locais, sem fins lucrativos, organizados de forma independente para reunir pessoas e dividir uma experiência ao estilo TED. Estes eventos locais e autoorganizados recebem o selo TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente. No site www.ted.com, é possível acessar cerca de 500 das palestras realizadas ao redor do mundo, que já foram vistas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países.

SERVIÇO | TEDxRecifeAntigo

Data: sábado, 08 de dezembro de 2012.

Horário: das 8h às 18h30.

Local: Recife Antigo

Inscrições e informações: www.tedxrecifeantigo.com.br