Tecnologia de ponta no novo laboratório do curso de Letras

Fotos: Daniel França

O clima de comemoração tomou conta do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) na noite desta terça-feira (26) durante a inauguração oficial do mais moderno laboratório da Católica. O Laboratório de Estações de Aprendizagem ocupa uma sala inteira do 4º andar do bloco B. O novo ambiente é fruto de uma parceria entre a Unicap e a escola de línguas CNA. O investimento foi de 80 mil reais com recursos do centro de idiomas.

Emocionada, a diretora executiva do CNA, Annie Bittencourt, ressaltou a satisfação da conquista. “É um orgulho imenso trazer essa tecnologia para a Unicap. Meu sonho é poder formar melhor os professores de Pernambuco”. O Lab Future, como também é chamado, será utilizado nas atividades da graduação em Letras, especialização no Ensino de Línguas Estrangeiras e no mestrado e doutorado em Ciências da Linguagem.

IMG_8253A inauguração teve a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Em tom de agradecimento, ele destacou os significados do novo laboratório para o ensino na Universidade. “Eu gostaria que todos se reconhecessem nessa conquista. É um sinal de esperança não só para a Católica, mas para o Nordeste em relação às licenciaturas. Seu gesto, Annie, é muito profético para o Brasil. Como seria bom se todas as escolas públicas do País tivessem, pelo menos, uma sala como esta”.

O laboratório inaugurado hoje começou a ser pensado há um ano. O sonho da coordenadora do curso de Letras, professora Flávia Tavares, se transformou numa meta. “Sou amiga de Annie há dez anos. Fizemos mestrado juntas e mantivemos contato. Passamos sábados e sábados reunidas até que concretizamos o sonho”, contou Flávia.

Coube a Annie fazer a apresentação do Lab Future. São cinco estações. A primeira conta com um quadro eletrônico com tecnologia Touch 3D, que traz elementos da Internet. Ao lado, o Learning Mobile. O ambiente tem mesas em formato de ‘C’ com tablets podendo ser separadas, facilitando a circulação do professor.

A terceira estação está equipada com uma SmartTV 3D com acesso à Internet. Já o quarto ambiente preservou a metodologia tradicional e lúdica da contação de histórias. Uma ‘casinha’ para mamulengos, almofadas e um tapete completam a estação. A quinta e última tem dez computadores que podem ser usados individualmente ou em dupla nas atividades de linguagem e fonética. “Os alunos do século XXI são nativos digitais e precisam de uma tecnologia diferenciada na sala de aula”, disse Annie.