Tania Bacelar faz palestra no Fórum das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste

IMG_5586A economista Tania Bacelar, sócia da Ceplan Consultoria, fez palestra na última sexta-feira (2), na Universidade Católica de Pernambuco, durante o Fórum das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste, que teve como principal objetivo viabilizar a formação de uma rede que reúna e fortaleça essas IES. Ela abordou o tema “Comunitárias em tempos de revisar e (re) lançar sua trajetória da educação superior do país: uma oportunidade para o Nordeste”.

Na sua explanação, Tania fez uma radiografia do momento atual do país no que diz respeito ao ensino superior. Mostrou a expansão do setor, sobretudo das IES privadas; a crescente interiorização; maior disponibilidade de financiamento estudantil e bolsas de estudo; o avanço do EAD; a mercantilização da educação; e a internacionalização, com a participação do capital estrangeiro nas mantenedoras.

A economista também fez um panorama da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), ressaltando a importância da Lei das Comunitárias, que agregou internamente, deu identidade e sinalizou para o modelo inovador brasileiro. Também destacou o momento de expansão da Abruc no Nordeste. a partir da criação da rede das IES comunitárias da Região.

Tania concluiu a sua apresentação mostrando a necessidade de um reposicionamento estratégico da Abruc, com a definição dos 10 objetivos estratégicos  a serem alcançados nos próximos 10 anos e as ações estratégicas a serem implementadas.

O evento contou com as presenças do secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação, Maurício Costa Romão, da diretora de Políticas Regulatórias da Seres, Simone Horta Andrade, do presidente da Abruc e Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e de reitores e gestores de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Nordeste, Sul e Sudeste.