Sustentabilidade das ONGs é tema de seminário no Recife
|Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Nacional
Convênios com governos, parceria com empresas estrangeiras e doações são as principais alternativas para gerar renda? A economia fortalecida prejudica a captação de investimento social? Como fortalecer a autogestão das ONGs e dos grupos de base, na construção de relações solidárias e democráticas? O seminário Gestão Democrática e Mobilização de Recursos na Construção de Novas Cidadanias para as Mulheres debate como as organizações não-governamentais podem ter mais eficiência na gestão de recursos para desenvolverem seus projetos.
De acordo com a Associação Brasileira das Organizações Não-Governamentais (Abong), em estudo realizado em 2010, as organizações da sociedade civil a ela filiadas estão mantendo a sua sustentabilidade. Apesar de o levantamento qualitativo ter sido feito com 19 ONGs, o estudo indica um cenário em que os recursos da cooperação internacional estão cada vez mais diminuindo. A conseqüência é a procura por novas fontes financeiras, como os investidores sociais corporativos, familiares e individuais.
O objetivo do evento é socializar informações, revisitar conceitos e contribuir para construção de estratégias de mobilização de recursos com vistas a sustentabilidade das organizações de mulheres e feministas. A programação conta com temas como a gestão democrática, a responsabilidade social do setor privado, a proposta de marco regulatório para as ONGs e as tendências da cooperação internacional.
No primeiro dia, a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque abre o primeiro painel sobre o aporte dos organismos públicos de políticas públicas para as mulheres. Em seguida Raimundo Augusto (Cajá), da Escola Equipe e representante da ABONG/NE, apresenta os avanços e as perspectivas sobre a construção do Marco Legal para as ONGs na relação com o Estado. À tarde, o consultor brasileiro em estratégia e gestão institucional, Domingos Armani, discute sobre Mobilização de Recursos na Construção de Novas Cidadanias.
Já o segundo dia, será o momento de dialogar sobre a realidade das organizações sociais e os novos arranjos e perspectivas de mobilização de recursos e gestão. Para este momento, foi convidado como debatedor Avanildo Duque, da Actionaid e Domingos Armani, para dar um panorama de como as organizações da sociedade civil têm enfrentado novos desafios para manter suas estruturas e projetos em funcionamento.
Sobre o Convênio – O Convênio “Mulheres Populares e Diversas para a construção de Novas Cidadanias em Colômbia, Equador, Brasil e Peru” é realizado nos quatro países, onde mulheres populares compartilham situações de desigualdade, de exclusão e de opressão, agravadas pelas condições econômicas, sociais e políticas da região. No Brasil, as organizações que fazem parte do Comitê Nacional são Centro das Mulheres do Cabo, Casa da Mulher do Nordeste e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural – NE, e impulsionado pela Intermon Oxfam, com o apoio da AECID.
Serviço:
Seminário Gestão Democrática e Mobilização de Recursos para a Construção de Novas Cidadanias para as Mulheres
Local: Recife Praia Hotel. Av. Boa Viagem, 9 – Pina.
Hora: 9h