Superior Geral dos Jesuítas faz um tour pelo campus da Unicap

Fotos Niedja Dias

A programação da visita do Superior Geral dos Jesuítas começou cedo na manhã desta terça-feira (24). Ele fez um tour para conhecer as instalações da Universidade Católica de Pernambuco, Liceu Nóbrega, Santuário de Fátima e o Palácio da Soledade. Padre Arturo Sosa estava acompanhado do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; do Assistente Geral para a América Latina Meridional, Padre Cláudio Paul; do Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre João Renato Eidt; e do Superior da Plataforma Nordeste 2, Padre Alexandre Souza, além dos jesuítas que atuam na Unicap.

A comitiva começou o roteiro pelo bloco G4, onde ficam os cursos de pós-graduação da Unicap. Em seguida, foram recepcionados por funcionários da Biblioteca e, logo depois, assistiu a uma apresentação do grupo de capoeira da Católica, que tem entre seus integrantes jovens com Síndrome de Down. Na sequência, foi a vez de conhecer o Memorial Padre Abranches. A chefe da Divisão de Pessoal e funcionária mais antiga da Universidade, Valdice Dantas, depositou flores no local junto com Padre Arturo.

Na Capela, o Padre Geral abençoou réplicas da cruz peitoral de madeira de Dom Helder Camara, um dos ícones celebrativos dos 75 anos do projeto universitário que deu origem à Unicap. Cada um dos jesuítas recebeu a cruz. Na ocasião, Padre Pedro contou o episódio em que o Dom da Paz enfrentou os militares da Ditadura no térreo do bloco A, negociando a liberação de estudantes que seriam detidos. “Dom Helder foi para a minha geração e para a América Latina uma luz-guia, um farol. Ele foi profeta dos tempos atuais”, disse Padre Arturo.

Logo depois, a comitiva conheceu o projeto de extensão do curso superior tecnológico em Fotografia, Ganhando Asas. A iniciativa leva a jovens com algum tipo de deficiência intelecutual o conhecimento prático da fotografia e de outras representações artísticas. A animação do Espaço Cultural Padre Tavares de Bragança era a mesma do outro lado da Rua do Príncipe, onde fica o Liceu Nóbrega, Palácio da Soledade e Santuário de Fátima.

Dezenas de estudantes do Ensino Médio aguardavam eufóricos a passagem de Padre Arturo. Próximos à imagem de Nossa Senhora, ele tirou fotos com professores e estudantes vestidos como passistas de frevo e um estandarte de Carnaval. A diretora do Liceu, Professora Zélia Correia fez questão de dar as boas-vindas. A poucos metros dali, o grupo foi até o Santuário. Padre Arturo foi até o local onde estão so restos mortais do Padre Aparício da Silva, confessor de Lúcia de Fátima. Depois foi a vez do Palácio da Soledade, sede do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural (Iphan).

Padre Arturo conheceu ainda as dependências do curso de Medicina da Unicap. Ele foi até o Edifício Padre Arrupe. O jesuíta patrono do curso fez parte de uma comissão que investigou milagres em Lourdes, na França. A experiência o fez decidir tornar-se jesuíta. Em 1938, foi missionário no Japão. Em 1945 testemunhou os horrores da 2ª Guerra Mundial transformando a casa dos jesuítas em local de atendimento às vítimas da bomba que devastou Hiroshima. Em 1965 foi eleito Superior Geral.

A visita de Padre Arturo teve passagem no auditório Dom Helder Camara, no térreo do bloco A e terminou na Reitoria, onde ele foi apresentado a um grupo de gestores da Unicap. Na ocasião, assistiu a uma apresentação sobre a história, planejamento estratégico e as dimensões comunitária, acadêmica e administrativa da Universidade.