Boletim Unicap

Simpósio de Teologia termina com conferência sobre o sagrado e a beleza

O III Simpósio Internacional de Teologia e Ciência da Religião terminou sexta-feira (10) com a conferência “O Sagrado e a Beleza“, ministrada pelo paulista Cláudio Pastro, artista sacro e liturgista. Assistiram à palestra o Reitor, Padre Pedro Rubens; o Pró-Reitor Comunitário, Padre Miguel Martins; o coordenador do curso de Teologia, Claúdio Vianney; o Padre Hugo Ara; e a Irmã Maria Luísa Almendra, da Universidade Católica Portuguesa (UCP-Portugal).

O artista tem realizado pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, vasos sagrados e esculturas para presbitérios, capelas, igrejas, mosteiros e catedrais, não só no Brasil, como também na Argentina, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal. Um dos projetos feitos por Cláudio Pastro aqui no Brasil é a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Na palestra, ele conversou sobre arte sacra que, para ele, é quando o espírito toma forma. Suas igrejas se diferenciam das convencionais. Para Cláudio, os espaços e as cores também fazem parte da celebração. Definindo a força da arte, citou São Gregório, que disse: “A palavra pode manipular, a imagem nos coloca diante de uma presença.” Conversou também sobre as mudanças que a Igreja vem sofrendo ao longo dos anos. “As pessoas não sabem ir à igreja. Hoje, uma igreja é mais barulhenta que um salão de festa.”

Ao final da palestra, ele apresentou várias imagens de reformas que ele fez em diversas partes do país, explicando o sentindo e o porquê de cada uma.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário