Boletim Unicap

Simpósio de Clínica Médica da Unicap reúne especialistas reconhecidos internacionalmente

O primeiro Simpósio de Medicina Clínica da Unicap realizado pela Liga de Medicina Clínica de Pernambuco (Lamecpe) reuniu alunos e profissionais reconhecidos internacionalmente numa série de palestras que debateu os mais variados temas da área. O evento aconteceu no último sábado (8), no auditório do bloco J. O evento organizado por alunos arrecadou mais de 60 quilos de alimentos não-perecíveis que foram doados a instituições de caridade.

Entre os palestrantes esteve o presidente da Organização Panamericana de Gastroenterologia e professor da UFPE e UPE, Dr. José Roberto Almeida que falou sobre a Doença Ulcerosa Péptica. Já a Pneumonia Adquirida na Comunidade foi o tema discutido pelo pneumologista Dr. Frederico Ramos. Ele é preceptor da residência médica dos hospitais Santa Casa de Misericórdia do Recife e do Hospital Getúlio Vargas. A última palestra do evento tratou do tema Síndromes Coronarianas, com enfoque no Infarto Agudo do Miocárdio, ministrada pelo Dr. Hermilo Borba Griz, coordenador da cardiologia do Hospital Santa Joana e preceptor da residência em cardiologia do Hospital Agamenon Magalhães.

A Liga – Atualmente a Liga Acadêmica de Medicina Clínica da Unicap é coordenada pela professora Roberta Cavalcanti de Almeida, médica gastroenterologista, preceptora das residências de clínica médica do Hospital Getúlio Vargas e da Santa Casa de Misericórdia do Recife (Hospital Santo Amaro), onde também desempenha a função de diretora técnica. O grupo funciona como um projeto de extensão para estudantes de medicina interessados na ampliação de seus conhecimentos teóricos e práticos na área, tendo não só as práticas ambulatoriais e hospitalares como objetivo, mas também a produção de conhecimento e de pesquisas científicas para a discussão em eventos nacionais e internacionais voltados para o estudo da clínica médica.

Larissa

As atividades acadêmicas do grupo incluem visitas a ambulatórios, às enfermarias e também plantões noturnos e discussões com os residentes de clínica médica da Santa Casa. Além disso, as atividades incluem rodízios onde os alunos trabalham 5h semanais, em média, em atividades que variam entre apresentação de seminários e  discussões teóricas de casos clínicos. Além de toda a atividade a ser desempenhada no Hospital Santa Casa, os integrantes ainda contam com a oportunidade de participar de plantões na UPA de Torrões, tendo uma oportunidade de exercer a prática de atendimentos de urgência na atenção secundária à saúde.

“É um tipo de projeto essencial para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades na área médica. Muitas vezes entramos em contato com patologias e temas que muitas vezes não são tão abordados na graduação pela sua especificidade, o que amplia nosso conhecimento. A oportunidade de participar de uma Liga é única para qualquer estudante de medicina”, avalia a coordenadora de Comunicação da Liga, a aluna Larissa Menezes.

Conheça a equipe:

  1. Presidente: Igor Daniel Florêncio de Melo
  2. Vice-presidente: Jorllâny Rayana de Barros Silva
  3. Secretária: Maria Paula Ponciano Pereira
  4. Tesoureira: Nathália Maria Medeiros Serra
  5. Coordenador de extensão e pesquisa: Rodrigo Cavalcanti Coelho Bezerra
  6. Coordenador de práticas ambulatoriais: Thiago Palmeira Santana
  7. Coordenadora de comunicação e eventos: Larissa Menezes Moraes
print
Compartilhe:

Deixe um comentário