Seminário debate intervenção grupal em psicologia da saúde
|As formas de liderança foram assuntos tratados durante o seminário sobre Intervenção Grupal em Psicologia da Saúde. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) e foi promovido pelo Laboratório da Família, Gênero e Interação Social (Fafam), do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Católica.
Quem ministrou o seminário foi a professora Marina Prista Guerra, da Universidade do Porto, em Portugal. De acordo com ela, o líder deve levar em conta a experiência do grupo, personalidade e o tipo do grupo que lidera.
Marina também falou sobre as vantagens das dinâmicas. “Antes de aplicá-las, é preciso observar se se adequam aos objetivos, tamanho e normas do grupo”, disse ela.
Parte da explanação de Marina tomou como base o pensamento de Irvin Yalom, pesquisador norte-americano considerado o maior especialista em condução de grupos do mundo.
A professora falou sobre a importância do relacionamento entre os componentes do grupo. “A perturbação psicológica é consequência de conflito de relações interpessoais”.
A professora portuguesa também abordou a questão do feedback. “Dizer o que sente sem ferir os outros é saber como dizer”. Outro aspecto abordado foi o altruísmo. “Forma de estimular a autoestima do outro e de si mesmo”.