Seminário debate a educação etnicorracial em Pernambuco nesta quinta-feira
|Nesta quinta-feira (5), o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Etnicorracial (Cepir) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC), juntamente com os núcleos de estudos afrobrasileiros e indígenas da Funeso e Unicap, vão realizar um seminário para determinar o plano nacional de implementação dos NEABIs (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) em instituições de ensino público e particulares.
O seminário será realizado no auditório da Secretaria de Educação da Cidade de Olinda, das 14h às 18h, com o objetivo de divulgar e monitorar o Plano Nacional de Implementação da Lei 10. 639/ 03. Segundo o secretário executivo Jorge Arruda, o Cepir tem a função de monitorar e articular a implementação das diretrizes curriculares, a história e cultura afrobrasileira e africana. Com a promoção do seminário, ele espera “sensibilizar os gestores educacionais e os prefeitos, bem como os reitores e diretores das instituições educacionais, faculdades públicas e privadas, para a criação dos NEABIs.”.
A política pública do Cepir já demonstra avanço nesse sentido e através do Comitê (Órgão vinculado ao Gabinete do Governador), Pernambuco já conta com dois NEABIs, na Funeso e Unicap, em que são oferecidos cursos de teologia e filosofia das religiões de matriz africana, afrobrasileira e indígena, bem como de cultura yorubá, além de diversos cursos de ações afirmativas baseadas nas leis ¹10.639 (2003) e ²11.645 (2008)
¹ Lei 10.639 obriga o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana dentro da grade curricular da instituição de ensino.
² Lei 11. 645 obriga o ensino de história e cultura indígena dentro da grade curricular da instituição de ensino.
Mais informações no site http://cepir-pe.blogspot.com/ ou no telefone: 3181-2142