Semana de Teologia termina com conferência de Eliane Yunes

A Semana de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco chegou ao fim nesta sexta-feira (27) com a conferência da coordenadora Setorial de Desenvolvimento do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Eliane Yunes, sobre “O Cristianismo em diálogo com as artes”.

Eliane é graduada em Filosofia e Letras, tem Mestrado em Linguística pela Universidad de Málaga (Esp), Doutorado em Literatura Brasileira (PUC-Rio) e Pós-doutorado em leitura, pela Universidade de Colônia (Alm). Ela também é autora de vários livros sobre o envolvimento entre Literatura e Teologia e coordena a produção editorial da Revista Multitextos.

Levada por suas formações, Eliane deu um recorte detalhado dos aspectos teológicos dentro da literatura, mais especificamente à poesia modernista brasileira. Seu texto apresentado nesta sexta(27), que já tinha sido exposto no encontro do ano passado da Associação Latino-americana de Literatura e Teologia – do qual faz parte do grupo fundador – é intitulado “Dimensões da Fé na Poesia Modernista Brasileira.”

Dentre os escritores citados por Eliane estava o pernambucano João Cabral de Melo Neto, autor de Morte e Vida Severina, um Auto Natalino que exemplifica o diálogo entre Literatura e Teologia. Já no fim do evento, a professora de Letras da Unicap Elizabeth Siqueira subiu ao palco para elogiar o trabalho de Eliane Yunes, que ao relembrar um de seus poemas favoritos de João Cabral, De um avião, se emocionou. “O aeroporto onde o mar e mangues, onde o mareiro e a maresia. Mas ar condicionado, mas enlatada brisa. De Pernambuco, no aeroporto, a vista já pouco recolhe. É o mesmo, recoberto, porém, de celulóide.”