Boletim Unicap

Encontro de literatura Infanto-juvenil discute a cultura circense

literatura e circoO Encontro de Literatura Infanto-juvenil já está em sua sétima edição. Realizado anualmente pelo curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, procura dialogar com áreas afins ao foco de discussão do evento, que este ano, traz como tema a prática circense, reunindo autores e artistas do meio. Batizado de Literatura e Circo, o evento, iniciado às 18h30 desta quarta-feira (29), no auditório G2, abriu uma série de debates referente à cultura circense e seguirá com sua programação até a sexta feira (31).

DSC_0508A abertura do evento foi marcada por uma mesa-redonda composta por autores, artistas e acadêmicos do meio literário. A mesa foi coordenada pelo professor Robson Teles (Unicap) e contou com a presença de Fátima Pontes (diretora da Escola Pernambucana de Circo) e Liliani Jamir (doutora em literatura e cultura e professora da Fafire), que discutiram  os interdiscursos da literatura circense;  Luciano Pontes (escritor, ator, palhaço e contador de histórias da Cia Meias Palavras), que tratou da importância da literatura para a formação intelectual e pessoal da criança; e Williams Santana (palhaço, historiador, especialista em gestão cultural, presidente do Centro Caracará e gestor do Teatro Luiz Mendonça do Parque Dona Lindu), que discutiu sobre a história da cultura circense no Brasil e no mundo, além do direito à cultura e a necessidade – e a ausência – da ação de políticas públicas para garantir a dignidade na prática circense.

DSC_0506A professora Flávia Ramos, coordenadora do curso de Letras da Universidade Católica, explica que a realização desse evento serve como “um intercâmbio que trabalha as outras áreas do conhecimento além da literatura, como a pedagogia, a história, a filosofia, e outros ramos das ciências humanas, garantindo dessa forma que os cursos não fiquem presos à sala de aula”. Esta é a segunda vez que o evento atinge patamares internacionais. Na sexta-feira (31), o artista circense venezuelano Nicky García fará uma palestra tratando do panorama do circo na Venezuela e realizará uma performance para marcar o final do evento.

Para ficar por dentro da programação, acesse http://www.unicap.br/home/22105/

print

Compartilhe:

Deixe um comentário