Alunos compartilham experiências vividas em ONGs na Semana de Humanismo e Cidadania

Por Antonio Diniz e Tayná Chagas

Teve início, na manhã desta segunda-feira (20), a Semana de Humanismo e Cidadania da Unicap, que conta com uma programação diversificada até a próxima sexta-feira, 24 de maio, apenas com apresentações dos alunos. Na ocasião, estudantes majoritariamente do curso de Direito e Publicidade, que estão cursando a disciplina de Humanismo e Cidadania, com os professores Luiz Justino, e Luiz Moura, compartilharam as experiências que tiveram nas ONGs, com o intuito de entender na prática como os temas, estudados em sala de aula, funcionam.

Diversos assuntos, atuais e pertinentes, foram abordados ao longo das apresentações. As turmas estavam divididas em grupos, tratando de temas diferentes como a situação das mulheres encarceradas, reinserção de jovens infratores na sociedade, crianças e adolescentes em situação de risco, a condição dos deficientes físicos, entre outros. O objetivo da semana, de acordo com o professor Luís Justino, era justamente o ponto de culminância da disciplina. “Agora, eles vão fazer a relação justamente entre teoria e prática. Eles fizeram visitas a algumas instituições, relacionadas aos temas que eles apresentaram e hoje é o resultado do que eles trabalharam ao longo de 20 horas de pesquisa”, afirma o professor.

Professor Luiz Justino.

Os alunos estavam bastante empolgados e agradecidos pela oportunidade de conhecer outras realidades de perto, a partir das visitas às instituições, projetos, ONGs e suas respectivas pesquisas. O aluno do terceiro período do curso de Direito Mateus Barros fez a apresentação baseada na visita que fez à Orquestra Criança Cidadã, instituição que fica localizada no Quartel Cabanga. Segundo o estudante, mesmo com quase 20 anos de idade, ele não tinha conhecimento da instituição e declara como a experiência foi grandiosa. “Foi impactante e muito incrível ver como funciona uma instituição, além de observar e aprender com ela, porque é uma coisa que não é de conhecimento geral e também não tem muito investimento”, explica Mateus que, como estudante de Direito, finaliza: “O aprendizado vai servir para o procedimento de fazer mais leis que garantam o investimento e a estabilidade de instituições como essa”.

A Semana de Humanismo e Cidadania faz parte da nova concepção da disciplina Humanismo e Cidadania, idealizada pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), por meio do curso de Teologia, e pelo Instituto Humanitas Unicap, com o apoio da Assessoria de Integração Comunitária, vinculada à Pró-reitoria Comunitária. A disciplina, que conta com um novo currículo e que faz uso de metodologias ativas, já é oferecida para seis turmas. As aulas são ministradas pelos professores Luiz Moura, Luiz Justino, Vanderlei Lain e Artur Peregrino. Além das aulas teóricas, os alunos participam de atividades extraclasse em ONGs e outras instituições e compartilham suas experiências com a comunidade acadêmica.

Mateus Barros, estudante de direito, na apresentação do trabalho.