Boletim Unicap

Alumiar tem edição especial pela Semana da Consciência Negra

O projeto Alumiar promove todas as quartas-feiras, às 18h, um momento de oração na Capela da Universidade. Tendo em vista a Semana da Consciência Negra, o ritual da última quarta, 21 de novembro, foi em estilo afro-brasileiro com o intuito de rezar pelas pessoas, pelos direitos humanos e por todos que estão sofrendo.

O culto contou com simbolismos da cultura afro e um grande momento de reflexão em memória dos mortos e injustiçados e em honra a grandes líderes negros como Martin Luther King e Zumbi dos Palmares. A catequista Silvania Santana exalta a importância do momento para reflexão pessoal e como forma de se solidarizar com o próximo através da oração. “Todos nós somos filhos de Deus, e ele ama todas as raças”, pontuou.

No encerramento foi lida a Oração da Campanha da Fraternidade de 1988 como uma mensagem de consciência:

“Deus de nossos pais, Senhor da História, Pai dos pobres! Tu que ouviste o clamor de teu povo Israel e o libertaste da terra da servidão, Arranca de nosso coração, da tua Igreja e de nossa sociedade, as marcas do pecado da escravidão, que dominou o Brasil, por tantos séculos! Livra-nos do racismo, do preconceito e da discriminação! Ouve o clamor do povo negro, com todos os empobrecidos da terra, a caminho da libertação! Faze reinar entre nós tua Justiça: ‘derruba do trono os poderosos e exalta os humildes, sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada’. Senhor, apressa o dia, em que vivendo o teu Amor, sejamos, no coração da história, semente de Povo Novo, livre de toda injustiça e de todo pecado. Isso te pedimos com a Virgem Aparecida, por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo! Amém!” (CNBB, 1988,)

print

Compartilhe:

Deixe um comentário