Segundo dia do SEGART aborda fotografia e computação gráfica

O segundo dia do Seminário de Artes, Games, Design e Computação Gráfica (SEGART), promovida pelo curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Escola de Arte e Computação Gráfica (Saga), contou com a participação de dois convidados: o fotógrafo Igo Bione, do JC Imagem, e o instrutor da Saga, Lucas Berto.

Igo falou sobre a importância da luz. “A linha que liga a computação gráfica e a fotografia é a iluminação”, ressaltou. O fotógrafo utilizou exemplos de trabalhos anteriores, demonstrando diferentes filtros de imagem, e como eles afetam as pessoas e os personagens na imagem ou animação. “A luz sempre teve o mesmo padrão. A diferença será usá-la de acordo com a nossa necessidade, seja em jogos ou em fotos”, frisou.

Já Lucas Berto demonstrou o processo criativo para a construção de personagens em 3D. Utilizando exemplos didáticos, explicou as ideias, conceitos e referências para a idealização de uma animação, na terceira dimensão, alertando sobre os limites para uma criação eficiente. “Não adianta querer fazer um personagem que seja maior do que a sua capacidade técnica de fazer. Não existem ideias ruins, apenas ideias mal planejadas”, explicou.

O Seminário de Arte e Tecnologia continua até hoje, a partir das 18h30, também no auditório G2. No último dia serão abordados os temas Maquete Digital e seus Mercados, com Igor La Luz e Autodesk Certified, com Raul Sales. Lembrando que para participar basta trazer uma toalha ou roupa de cama, para ser doado à comunidade do Campinho, bairro dos Coelhos, que recentemente foi atingida por um incêndio.