Segundo dia do Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão tem programação intensa

O segundo dia do I Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão, que está sendo realizado na Universidade Católica de Pernambuco, teve uma programação intensa, com a realização de palestras, mesas-redondas, simpósio. Entre os temas discutidos na manhã desta terça-feira (27), estavam a perversão em diversas segmentos da sociedade.

As primeiras atividades do dia foram realizadas no terceiro e quarto andar do bloco G4. As mesas-redondas ocorreram simultaneamente em cinco salas diferentes. Um dos destaques foi o tema Pulsão e Perversão, discutido na sala 402. Pesquisadores da Católica não foram os únicos a participarem dos debates. Professores da PUC/Minas, UFMG, UFAL, Uninassau e da CRAMI/SP também marcaram presença.

Segundo momento discute transgressão e adoção

Depois que as atividades das mesas-redondas foram concluídas, os participantes do evento se dirigiram para o auditório G1 da Universidade para que pudessem acompanhar de perto a terceira conferência do evento. O professor Edson Luiz André de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, discutiu a relação da arte com as transgressões. Ele afirmou em sua fala que é preciso achar o fio condutor entre a transgressão e a perversão. Com a voz ainda embargada pela troca de clima a qual foi exposto saindo Sul para palestrar no Recife,  Edson alternava entre falar português e francês para que os franceses que estavam presentes pudessem compreender sua ideia. “A minha tese é muito simples: a arte coloca em cena necessariamente uma transgressão, esse é o fundamento de sua existência”, afirmou.

Logo depois do debate, os participantes participaram de um coffee break antes de assistirem a mais um Simpósio do evento, que debateu As demandas perversas de adoção. O tema contou com a participação da coordenadora de Pesquisa da Católica, Edilene Queiroz, da professora da Unicap Edineide Maria da Silva e Luciana Enilde Lyra Macêdo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.