Segundo dia da Semana de Publicidade tem discussão sobre Telenovelas

O segundo dia da Semana de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco contou com uma palestra da Profª Drª Márcia Perencin Tondato, da ESPM.

Os futuros publicitários tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra voltada para o estudo das propagandas que cercam as telenovelas. Trata-se de um projeto de pesquisa realizado pela professora, que analisou minuciosamente os dados das produções feitas no Brasil e comparando estes mesmos resultados com a maneira de fazer televisão em Portugal.

“Escolhemos Portugal para comparar com o Brasil por ser um país que se parece muito com o Brasil. Não podíamos comparar com algo que fosse muito diferente da nossa maneira de fazer televisão”, disse a professora, que destacou os pontos mais interessantes descobertos no projeto.

Márcia explicou ainda que a análise precisou de um bom tempo para ser

concluída, já que, diferentemente dos filmes, as telenovelas têm um período muito grande de exibição. “Analisar só uma semana da produção não faria sentido. As novelas têm suas indagações em seu começo, meio e fim”, disse.

Mas o foco geral da apresentação da palestra foi mesmo o mercado publicitário que está por trás dessas produções. A palestrante mostrou que em Portugal o tempo dos intervalos comerciais são bem maiores do que os que podem ser observados no Brasil.

Além disso, depois de mostrar um vídeo sobre as publicidades em Portugal, Márcia disse que é preciso saber analisar as produções. “Ninguém tem que deixar de dar risadas com o Faustão nem deixar de acompanhar o Big Brother Brasil, mas é preciso aprender a analisar o conteúdo televiso com um senso mais crítico”, disse ela. “Em Portugal as pessoas diziam ter certeza que os garotos propaganda não usavam o produto que anunciavam, é preciso ter esse discernimento”, completou.