Boletim Unicap

Sabatina da candidata Luciana Genro lota auditório G2

DSC_0198
Fotos: João Lucas Gama

A sabatina da candidata à Presidência da República, Luciana Genro (PSol), lotou o auditório G2 na noite desta quarta-feira (24). Alunos, professores, funcionários e representantes de vários segmentos sociais vieram conhecer um pouco das ideias da socialista. Luciana teve uma calorosa recepção assim que entrou no auditório.

DSC_0105O debate foi mediado pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro; e pelo integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e diretor da União Nacional dos Estudantes (Une-PE), Marcos Vinícius.

Luciana teve os quinze minutos iniciais para explicar o que a motivou a se candidatar. Ela destacou os protestos de junho de 2013 e o movimento Ocupe Estelita. “É preciso organizar nossa indignação. Essa manifestação foi um belíssimo exemplo disso”, afirmou ela ao ser interrompida pelos gritos de ordem dos apoiadores do movimento.

A candidata do PSol fez duras críticas ao modelo econômico brasileiro que, segundo ela, provoca uma forte concentração de renda. “Cinco mil famílias detém um patrimônio médio de 400 milhões de reais. Esses dados não sou eu que estou inventando, estão no Atlas da Exclusão, do economista Márcio Pochmann”.

DSC_0138Uma das bandeiras levantadas por Luciana Genro é justamente o combate à concentração de renda no País. Uma de suas propostas de governo é tributar em cinco por cento fortunas acima de 50 milhões de reais. Ela também defendeu a suspensão do pagamento de juros da dívida pública. “Esses juros exorbitantes consomem 40% do orçamento do País”.

Além de economia, o público encaminhou à mesa várias perguntas com temas sobre educação, acessibilidade, cultura, reforma agrária e preconceito de minorias. Em uma de suas respostas, Luciana definiu seus posicionamentos. “A política é feita de lados. Ou se está ao lado da bancada fundamentalista, ou do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros); Ou se está do lado de usineiros, ou dos trabalhadores”, disse ela aplaudida pelo público presente.

Perfil – Luciana Genro nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Filha do ex-governador desse estado, Tarso Genro, e da médica Sandra Genro, ela iniciou sua trajetória política aos 14 anos no colégio estadual Júlio Castilhos. Foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 1994, sendo reeleita em 1998. Em 2005, se tornou uma das fundadoras do PSol.

Em 2006, foi reeleita deputada federal com mais de 185 mil votos. Em 2011 se tornou advogada, membro da comissão de direitos humanos da OAB-RS e sócia do escritório Genro & Genro —  Advocacia dos Direitos Constitucionais. Fundou ainda o Emancipa-RS, ONG que oferece cursos gratuitos para jovens de baixa renda que querem se preparar para o vestibular e o Enem.

Outras informações sobre a candidata podem ser obtidas pelo site www.lucianagenro.com.br.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário