Relações entre Idosos e Jovens foi tema do Fórum sobre Questões do Envelhecimento

Cirlene Francisca Sales da Silva (esquerda) e Eunaide Monteiro (direita) foram algumas das palestrantes no evento.

O Fórum sobre Questões do Envelhecimento realizou mais um de seus encontros na tarde desta terça-feira, dia 10 de outubro. O evento, organizado pelo professor João Luiz Correia, abordou o tema o “Relacionamento entre Idosos e Jovens”  e teve como palestrantes Cirlene Francisca Sales da Silva, coordenadora da Especialização em Gerontologia, doutoranda em Psicologia Clínica e psicóloga da Unicap; e Eunaide Monteiro, mestranda em Ciências da Religião e psicanalista; além de João Batista Araújo Sobrinho, professor da Rede Municipal do Recife e da Rede Estadual. Também contou, entre os convidados, com um grupo de estudantes e professores da Escola Antonio de Brito Alves, do bairro da Mustardinha, no Recife, além  do Grupo dos Idosos de Ipojuca. As atividades foram realizadas no auditório G1, no 1º andar do bloco G, na Unicap.

Estudantes e Professores da Escola Antonio de Brito Alves participaram do evento.

De acordo com Cirlene, foi notado um aumento no distanciamento entre os jovens e os idosos e o tema do encontro foi escolhido como uma forma de discutir sobre esse distanciamento e o que pode ser feito para melhorar o relacionamento entre as duas gerações. Sobre a ideia da escola trazer os jovens estudantes para o encontro, Cirlene diz ser uma “linda proposta”, pois já é um momento onde eles estão promovendo um programa de contato entre as gerações, onde eles aprendem o que é ser idoso, as questões relativas aos idosos e isso já promove uma proximidade entre as gerações.

Para o professor João Batista, a realização desse tipo de evento é fundamental, pois “uma universidade que se preza deve valorizar a pessoa idosa. Todo jovem vai envelhecer e a gente deve chegar na velhice com um pensamento positivo com relação ao idoso”. Sobre a importância de trazer os alunos ao evento, o professor diz: ” Desde pequeno o estudante tem que ter consciência de que vai envelhecer um dia e, enquanto ele não envelhece, ele tem que ter respeito com a pessoa idosa, que muitas vezes foi quem o educou. Então ele tem que aprender a valorizar a pessoa idosa”.

Os alunos André Vitor, Andrey Simon e Emerson Flávio subiram ao palco para falar sobre a importância do evento para jovens como eles. De acordo com os três, o projeto ensina aos jovens a respeitar os idosos e não abandoná-los ou maltratá-los e que os idosos são uma fonte de conhecimento, que reuniram no decorrer de suas vidas.

O fórum finalizou com uma apresentação cultural dos Idosos de Ipojuca, com dança e música para todos se divertirem em conjunto. O próximo encontro será no dia 14 de novembro e abordará o tema “Terapias Integrativas e Cuidados Complementares”.