Boletim Unicap

Reitor presente na solenidade de premiação da OBMEP

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, a coordenadora de Extensão, Odalisca Morais, e o professor do curso de Matemática Vicente participaram, a manhã desta terça-feira (15), da solenidade de premiação regional da 12° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco, que reuniu estudantes, professores, gestores e secretários municipais das escolas públicas de Pernambuco.

Em Pernambuco, 16 estudantes receberam medalha de ouro (três da rede estadual), 47 receberam medalha de prata (14 da rede estadual) e 114 foram premiados com medalha de bronze (58 da rede estadual). Outros 1.219 estudantes receberam menção honrosa, sendo 769 estudantes da rede estadual. Também foram homenageados 24 professores, 29 escolas e dois municípios do Estado.

A OBMEP é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. A competição é um estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país. Para incentivar a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.

Para a 13° edição da OBMEP, as escolas privadas também estão inseridas na competição. Realizada em duas fases, a primeira ocorreu no dia 6 de junho nas próprias escolas. A segunda está marcada para 16 de setembro de 2017, com questões dissertativas, aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados na página da Olimpíada na Internet. Os medalhistas terão oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICOBMEP), que será realizado em 2018. A cada ano, a Olimpíada também prepara 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Extensão – O curso de Licenciatura em Matemática desenvolve dois projetos na área de extensão. Um deles é a própria OBMEP. Os alunos da Católica participam da organização da olimpíada, aplicando as provas entre os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. “Além de aplicar as provas, eu discuto com eles o banco de questões”, explica o professor do curso da Católica e coordenador regional da OBMEP, Vicente Francisco de Sousa Neto. Ele também revela que há a participação de egressos do curso. “A olimpíada não fica só na solenidade de premiação, é um processo longo que demanda dedicação”.

Uma outra iniciativa ligada ao curso acontece no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Sob a coordenação do professor Argemiro, os alunos da Unicap criaram e aplicam jogos matemáticos em pessoas acima de 65 anos. O objetivo é estimular e preservar a memória dos idosos. “Anteriormente pensava-se que a matemática, por ser uma ciência exata, não favorecia à elaboração de projetos sociais, mas ideias como essas provam justamente o contrário. A matemática pode sim dar um retorno social desconstruindo esse preconceito de ser algo difícil”, analisa a coordenadora de Extensão da Unicap, Profª Drª Odalisca Moraes.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário