Reitor participa de inauguração da Unilab no Ceará

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap, Padre Clóvis Cabral, participam nesta quarta-feira (25), em Redenção, no Maciço de Baturité, no Ceará, da inauguração da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Na ocasião, haverá uma aula magna proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Na noite desta terça-feira (24), Padre Pedro participa de um jantar com o ministro, em Fortaleza.

A solenidade será presidida pelo Reitor Paulo Speller, com a participação de toda a comunidade universitária. Estão confirmadas as presenças do governador Cid Gomes, secretários, autoridades do Ceará e municípios do Maciço de Baturité, instituições e organismos nacionais e internacionais. Nesta fase inicial, a Unilab receberá 360 estudantes para os cursos de Agronomia (Bacharelado), Administração Pública (Bacharelado), Ciências da Natureza e Matemática (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado) e Engenharia de Energias (Bacharelado). A solenidade será encerrada com a apresentação do Maracatu Batuque Odara – Fé e Alegria, mas as comemorações continuam até sábado, com atividades formativas (palestras, rodas de conversa etc), socioculturais (música, dança, poesia, exposições etc), socioesportivas, entre outras. Serão quatro dias de integração da comunidade universitária.

Saiba mais

Criada com a finalidade de ratificar a integração internacional com os países do Hemisfério Sul, a consolidação da Universidade se deu em 20 de julho de 2010, quando o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei nº 12.289, instituindo a Unilab como Universidade Pública Federal. Em parceria com sete países africanos e asiáticos, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste, além de Portugal -, a Universidade será um centro de referência e integração de conhecimento.

O dia 25 de maio foi escolhido para o início das atividades acadêmicas por ser a data em que, simbolicamente, se comemora o Dia da África. Além disso, 2011 é o Ano Internacional dos Afrodescendentes, de acordo com a Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas 64/169 de 18 de dezembro de 2009.