Boletim Unicap

Reitor participa da posse do novo Provincial dos Jesuítas no Brasil

Com informações do Portal dos Jesuítas

10676312_823674851008508_6685160461453677814_nO Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou, domingo (16), no Rio de Janeiro, da posse do novo Provincial dos Jesuítas no Brasil, Padre João Renato Eidt. Natural de Itapiranga, em Santa Catarina, e reitor desde 2012 do Centro Interprovincial de Formação Santo Inácio de Loyola,em Belo Horizonte, ele terá a missão de conduzir a futura Província do Brasil – BRA, que desde ontem passou a ter uma nova estrutura administrativa em função da unificação das províncias.

A cerimônia, que foi realizada no Centro Cultural João XXIII, em Botafogo, contou com a presença do Padre Adolfo Nicolás, Superior Geral da Companhia de Jesus, que veio de Roma especialmente para a solenidade.

Um colóquio com o Superior Geral da Companhia de Jesus, Padre Adolfo Nicolás, deu início à cerimônia. “Estamos em um momento histórico porque o Brasil voltará a ser como foi nos tempos de Anchieta, uma única Província depois de ter tido uma história muito criativa de ser três províncias e uma região”, disse o Padre Geral. “Formamos uma nova Província, com uma estrutura nova, para respondermos a novos desafios.”

Padre Adolfo Nicolás disse ainda que o momento é uma grande oportunidade de se recriar a Companhia de Jesus, pois crê que cada geração tem de recriá-la, incorporando o espírito de Santo Inácio e criando novas estruturas e formas de responder à nossa missão. “Porém, as novas estruturas, por melhor que sejam, só funcionarão se todos souberem colaborar e contribuir na missão”, afirmou.

Após o colóquio, o Superior Geral da Companhia de Jesus presidiu a celebração eucarística em ação de graças pela criação da Província do Brasil. Ainda no início da missa, como então Provincial do Brasil, Padre Carlos Palácio acrescentou: “Agradecer, Agradecimento, e Dar Graças são termos muito frequentes na linguagem de Santo Inácio. Uma atitude que, para ele, constitui e deveria caracterizar a nossa vida como cristãos”. Dessa forma, os agradecimentos se estenderem a Deus, à Companhia de Jesus, ao Padre Geral e a todos, jesuítas e leigos, que contribuíram para tornar possível e levar adiante esse processo. “Nessa Eucaristia, de modo especial, eu gostaria que agradeçamos a Deus a disponibilidade do Padre João Renato e do grupo de superiores locais, que partilharão a condução da vida e da missão, para que o Senhor nos conceda a todos a graça de mostrarmos com a vida que vivemos de graça”, disse Padre Palácio.

  Ao final da Eucaristia, Padre Palácio leu o decreto de criação da nova Província do Brasil e nomeou o novo Provincial. Após agradecer ao Padre Palácio, pelo esforço empregado ao longo da condução desse processo, e a todos que nele estiveram envolvidos, o Padre João Renato pediu em nome de toda a Província: “Que Deus continue nos abençoando, que nos ilumine e nos conduza pelo caminho que Ele tem pensado para nós, Corpo Apostólico”.

A Companhia de Jesus

Fundada no século XVI, a Companhia de Jesus organiza-se pelo mundo em províncias, que são estruturas administrativas que devem facilitar o acompanhamento da vida comum dos jesuítas e da missão que é confiada pela Igreja à Ordem religiosa. No Brasil, a Companhia de Jesus estava organizada em três províncias (Brasil Meridional, Brasil Centro-Leste e Brasil Nordeste) e uma região missionária (Brasil Amazônia). Há seis anos, a Companhia de Jesus no Brasil vem se preparando para se organizar em uma só província. Na nova estrutura, o provincial será auxiliado por uma equipe de colaboradores imediatos e dez superiores – sendo três ligados às casas de formação, e sete responsáveis pelo acompanhamento da vida e da missão dos jesuítas nas chamadas “Plataformas Apostólicas”, configuradas em Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste 1, Nordeste 2, Leste, Sul 1 e Sul 2.

Atualmente, a Companhia de Jesus está presente em mais de 130 países e tem em sua estrutura centros educacionais, sociais e de formação. A Rede Jesuíta de Educação é uma das maiores do mundo com mais de 180 colégios, 200 universidades e faculdades. A Ordem conta também com mais de 2.700 centros de Educação Popular Fé e Alegria, que juntos beneficiam mais de 3 milhões de pessoas oferecendo um ensino de qualidade.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário