Reitor da Universidade de Namur, na Bélgica, visita a Católica e assina convênio

Padre Pedro cumprimenta o Reitor Yves Poullet

O Reitor da Facultés Universitaires Notre-Dame de La Paix, mais conhecida como Universidade de Namur, na Bélgica, Yves Poullet, foi recebido nesta quarta-feira, dia 18, na Universidade Católica de Pernambuco, pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pela Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego; pela Decana e Ouvidora Comunitária, professora Mirian de Sá Pereira; pela coordenadora do curso de Direito, professora Maria Luíza Santos, e pelo Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Thales Castro.

Durante as boas-vindas, Padre Pedro presenteou o Reitor Yves Poullet com o livro, fruto de sua tese de doutorado, em francês, “Discerner la foi dans des contextes religieux ambigus enjeux d`une théologie du croire”, que integra a coleção de obras teológicas mais importante da França.   A edição em português tem o seguinte título: “O rosto plural da fé – da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer”. O professor Poullet, também, presenteou o Padre Pedro com livro. “La part manquante”, de Christian Bobin, e Bach, Magnificat, de Philippe Herreweghe foram as obras.

Padre Pedro apresentou a Universidade, numa visita guiada, começando pela Assessoria de Comunicação, Assecom; em seguida passou pelo Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança; Capela; bloco A, que é datado do final da década de 1950; Loja da Fasa, no hall do bloca A; Jardim da Católica; Biblioteca; hall do bloco G, e Astepi, Núcleo de Prática Jurídica.

Depois da visita guiada, o grupo retornou à Reitoria, onde o visitante, professor Yves Poullet, realizou uma apresentação sobre a Universidade de Namur, que também é Jesuíta e integrante da Fiuc – Federação Internacional de Universidades Católicas.

No final do encontro, Padre Pedro Rubens e o professor Yves Poullet assinaram um documento de especificação das áreas de cooperação. Instrumento de convênio internacional. Os alunos da Católica já poderão, a partir de muito breve, pensar na Bélgica, também, como alternativa. A Católica tem convênios com vários países europeus: França, Itália, Espanha, Portugal e, agora, a Bélgica, um país de língua francesa e que hospeda a sede da União Europeia.

Com formação e atuação na área jurídica, o Reitor da universidade belga, professor Yves Paullet, já havia estado aqui no Recife outras três vezes, ocasião em que seu filho fazia o doutorado, há 20 anos. Essa é a primeira vez que ele visita a Unicap. “Eu conheci o Padre Pedro há duas semanas e fiquei fascinado e muito feliz por conhecê-lo. Definitivamente eu conheci muitas coisas nessa visita, o fato de introduzir os estudantes na vida real da profissão, como no caso da Astepi, Núcleo de Prática Jurídica, que conheci, onde os alunos aplicam seus conhecimentos, supervisionados pelos professores, no atendimento à população menos favorecida. Eu achei isso uma coisa muito boa. Nós temos uma concepção de universidade onde os estudantes, muitas vezes, não vivenciam a prática jurídica. Eu realmente fiquei feliz em estar aqui. Outra razão, que apreciei muito foi o desejo do Reitor Padre Pedro de desenvolver a participação dos estudantes na vida da Universidade, abrindo os espaços públicos para os estudantes, a exemplo do Jardim da Católica. Eu acho uma atitude de bom senso e levarei como exemplo para introduzir na nossa Universidade.”

Para o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Thales Castro, essa visita foi muito importante. “É o fortalecimento dos canais de cooperação e fortalecimento da capacidade internacional da Universidade Católica de Pernambuco com esta universidade belga. É uma universidade jesuíta e que integra a Fiuc – Federação Internacional das Universidades Católicas e que já há um acordo de cooperação. Nesta visita do Reitor, professor Yves Poullet, o que se faz é estabelecer a estratégia muito mais orientada para programas de Mestrado, Doutorado, intercâmbio estudantil, programas de cotutela; haver pesquisas simultâneas em ambas as instituições. Então, eu acho que foi uma visita muito importante e muito estratégica, fortalece os vínculos de internacionalização da Católica e amplia o raio de oportunidade para os nossos alunos e nossos pesquisadores e docentes, importante nessa tendência crescente da Católica de internacionalização. Eu acho que Padre Pedro está muito feliz no sentido de bem indicar que a parte internacional da Católica está sendo seu cartão de visitas e esse cartão de visitas tem sido muito atraente para várias universidades do mundo, em particular esta jesuíta, que é a Universidade de Namur, na Bélgica.”