Reitor da Unicap participa de cerimônia de transmissão de cargo do novo reitor da UFPE

Fotos: Marina Maranhão

Sempre participando de eventos importantes, a Universidade Católica de Pernambuco esteve presente em mais um deles. Desta vez, o Reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens, participou na manhã da última terça-feira (11), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da cerimônia de transmissão de cargo de reitor da UFPE para o professor Anísio Brasileiro, que ocupará a função pelos próximos 4 anos. Além do novo reitor, também tomou posse como novo vice-reitor o professor Sílvio Romero de Barros Marques.

Anísio Brasileiro e Sílvio Romero substituem os professores Amaro Lins, que ocupou o cargo de reitor de 2003 a 2011, junto com o seu vice-reitor professor Gilson Edmar. Além da presença de Pe. Pedro Rubens, representando a Unicap, também estiveram presentes os reitores da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Valmar Corrêa de Andrade; e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Cláudia Sansil.

“Não estou aqui somente como uma formalidade acadêmica, o que nos traz aqui é o fator de estreitar cada vez mais as parcerias entre essas duas instituições, que têm praticamente a mesma idade. Uma com 60 anos (Unicap) e a outra com 65 anos (UFPE). Ambas nasceram na mesma época e foram crescendo com histórias e naturezas diferentes, mas com finalidades bastante próximas”, ressaltou Padre Pedro Rubens.

Também não deixaram de prestigiar Anísio Brasileiro alguns dos ex-reitores da Federal, como o professor Mozart Neves Ramos, que esteve à frente da reitoria de 1996 a 2003, antecedendo a gestão do agora ex- reitor, professor Amaro Lins, e o professor Geraldo Pereira. “Uma instituição não se renova dentro de si mesma. Ela deve se renovar em conjunto com a sociedade. E ter uma Universidade Católica sempre trabalhando em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco é muito importante para o fortalecimento institucional das duas universidades”, disse Mozart Neves Ramos, ex-reitor da UFPE.

Autoridades do Estado também prestigiaram a solenidade. O governador Eduardo Campos, o senador  Humberto Costa, o prefeito do Recife, João da Costa, e a desembargadora do Tribunal Regional Federal Margarida Cantarelli.

“O governo do Estado espera com a posse do novo reitor continuar tendo com a UFPE a relação que nosso governo tem tido.  Uma relação de muita aproximação com a instituição, com muitas parcerias, de muita colaboração. Além dos docentes da Universidade que prestam serviços ao governo do estado, nós também temos parcerias em diversas áreas, compartilhando desafios e realizando metas. Uma delas é a de cumprir com o objetivo de levar a universidade pública para o interior do estado, não somente a UFPE, mas também a UPE, a UFRPE e a Univasf”, enfatizou o governador de Pernambuco.