Reitor da Unicap faz palestra no Citaes

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, foi convidado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Sustentáveis (Sinaenco) para realizar a palestra de abertura da terceira conferência do Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para a Arquitetura e Engenharia Sustentáveis (Citaes), realizado no Centro de Convenções.

Com uma abordagem filosófica e humanística, Padre Pedro fez uma exposição sobre o tema “Cidade Educada”, enfatizando como deve se formar cidadãos em benefício de uma cidade educada. Para isso, Padre Pedro seguiu duas linhas de raciocínios. A dos jesuítas, ordem da Igreja Católica do qual é seguidor, e a do filósofo francês Edgard Morin, que publicou pela Unesco no ano de 2000 o livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.

Na parte inicial da exposição, o Reitor se ateve a explicação das duas visões e afirmou: “A partir desses pontos de vista, quero que vocês, arquitetos e engenheiros criem sua própria linha de raciocínio com relação à educação do futuro. Todos nós podemos contribuir para uma cidade mais educada”.

Partindo do contexto atual da mundialização, fenômeno que atinge todos os países, Padre Pedro pontuou que todos devem se envolver para formação de uma cidade mais educada. “Estamos todos interligados de uma forma ou de outra. As soluções também têm de ser buscadas em conjunto”.

“O que se percebe é que, apesar de o mundo estar cada vez mais interligado, não existe uma progressão de humanização. Temos que humanizar o mundo e colocá-lo a serviço da humanidade, sem esquecer de dar espaço a “Deus”. Falo no nome de Deus como uma representação da necessidade do homem de estar aberto a uma transcendência”, afirmou Padre Pedro.

Os sete saberes de Edgard Morin foram resumidos pelo Reitor em três perspectivas:

• Incertezas, no sentido de que ninguém sabe ao certo como será o futuro. “Morin diz que a educação precisa enfrentar a incerteza dentro da própria concepção de conhecimento. É preciso ensinar princípios para enfrentar imprevistos, o inesperado e a incerteza e modificar seu desenvolvimento”, afirmou o Reitor.
  • Risco de erro/ilusão. “Apesar de as ciências parecerem repousar sobre uma tecnologia segura, no fundo, existem questões que nem a ciência nem a religião conseguem explicar. O desenvolvimento científico representa um poderoso meio de detecção de erros e de combate às ilusões. Nem por isso, os paradigmas científicos estão imunes a esses riscos”, explicou.
  • Conhecimento pertinente, que foi esclarecido pelo Reitor da seguinte maneira: “Conhecimento adequado capaz de apreender os problemas globais e fundamentais para neles inserir os parciais e locais. Além de ninguém ter o saber genérico de tudo, todos querem ver o problema em mais de uma dimensão.”

“Os jesuítas acreditam que as pessoas devem ser formadas para serviço dos outros. Educação voltada para os outros. Para uma globalização com solidariedade é preciso uma globalização sem marginalização, sem segregação. Ensinando os seres humanos a uma democracia e cidadania terrena. É necessário que se crie uma responsabilidade cidadã, formar pessoas com discernimento, amor e solidariedade. Afinal, o caminho se faz caminhando. Cada um na sua competência para construção de uma cidade educada”, concluiu Padre Pedro Rubens.

O Reitor sugeriu, por fim, uma mudança de vida, em prol da saúde, da segurança, da sustentabilidade e da acessibilidade. “Temos que habitar o mundo de forma diferente”, afirmou. A última mensagem deixada por Padre Pedro foi um convite aos presentes para viajar pela cidade do Recife, através de um vídeo. “Veremos a arquitetura da cidade virar poesia”. O vídeo “Ruas em versos”, produzido por alunos de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, substituiu a última palavra do Reitor e arrancou palmas dos congressistas presentes.