Reitor da Católica recebe o diretor do The Beijing Center

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, recebeu na tarde desta quinta-feira (08) o diretor do The Beijing Center for Chinese Studies (TBC), Padre Roberto Mesquita Ribeiro. Coordenadores de centros da Católica também estiveram presentes ao encontro. A reunião teve o objetivo de apresentar aos docentes da Universidade os programas de intercâmbio desenvolvidos pelo centro de estudos chineses.

O TBC é uma entidade de estudo sobre a cultura chinesa, criada a princípio para estudantes americanos e que agora oferece seus cursos também a estudantes latino-americanos. O centro atende principalmente alunos de universidades jesuítas, mas também recebe estudantes de outras instituições.

O interesse pela China deve aumentar, pois o país, que tem 1,5 bilhão de habitantes, é o principal parceiro comercial do Brasil e maior exportador do mundo. No âmbito local, negócios realizados em torno do complexo portuário de Suape são um exemplo da importância que a China terá de agora em diante.

“Todo lugar que a gente vai tem um elemento da China, mas ainda é um país alienígena para a gente. É extremamente necessário conhecê-la”, disse Padre Roberto. O Reitor da Unicap percebe um interesse das pessoas pelo país asiático, mas sem um rumo bem definido.

É para divulgar a cultura desse país ao mesmo tempo importante e desconhecido que o TBC vem desenvolvendo programas de estudo da cultura chinesa. Os principais são o China Voice, China Contact e China Green, cuja duração varia de poucas semanas até um semestre inteiro. As atividades envolvem estudos linguísticos, culturais e excursões. As primeiras turmas eram compostas em sua maioria por alunos de cursos ligados ao comércio, mas atualmente há estudantes de outras áreas, como jornalismo, arquitetura e ciências políticas.

Segundo o Padre Pedro, a participação do estudante nesses programas de intercâmbio é importante não só pelo conteúdo acadêmico, mas também pela vivência social. “Não podemos negligenciar a experiência humana, que vai ser a mais forte”, disse o Reitor.

Padre Roberto, que é jesuíta, não veio à Católica apenas para divulgar os cursos do TBC. Nesta sexta-feira (09), às 17h30, ele apresenta no Espaço Loyola  uma palestra com o título “O meu amigo é o outro de mim mesmo: ensaio de fundamentação da estratégia de ‘adaptação’ adotada por Matteo Ricci na China”.

Matteo Ricci foi um sacerdote italiano jesuíta, que é conhecido por ser o primeiro europeu a se estabelecer na corte chinesa de forma contínua. De acordo com Padre Roberto, Ricci conseguiu a simpatia do imperador chinês através de uma “presença respeitosa e que promoveu crescimento mútuo em nível cultural”. Essa mesma estratégia foi assimilada pelo TBC.

Padre Pedro Rubens ressaltou que em 2010 são lembrados os 400 anos de morte de Matteo Ricci e aproveitou a aproximação entre a Católica e a cultura chinesa pra sugerir que se fizesse neste ano um estudo sobre esse personagem histórico para a Companhia de Jesus . “Matteo Ricci é uma figura emblemática para nós, que ultrapassa o mundo jesuíta”, destacou o Reitor.

Mais informações sobre as atividades do The Beijing Center for Chinese Studies pelo site http://www.thebeijingcenter.org