Reitor da Católica participa de almoço na Aliança Francesa

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, foi convidado para um agradável almoço, com representantes do Consulado da França no Recife, em celebração à Semana da Francofonia no Recife. O encontro aconteceu, nesta quarta-feira (31), no restaurante da Aliança Francesa, localizada no Derby.

Além da presença do Padre Pedro Rubens, o almoço contou com a participação do antropólogo, filósofo e diretor da revista francesa Esprit, Olivier Mongin; do diretor da Aliança Francesa, Eric Lahille; da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Heloisa Arcoverde; do cônsul geral da França no Recife, Yves Lo-Pinto, e do adido de cooperação também do consulado, Denis Roy.

O convite faz parte da sucessão de eventos promovidos em comemoração à Semana da Francofonia no Brasil. “O almoço foi muito importante para a Universidade Católica de Pernambuco. Isso torna perceptível a inclusão da Católica na agenda de eventos nacionais e internacionais”, pontua o Reitor.

O dia 20 de março é o Dia Internacional da Francofonia. A tradicional Semana, deste ano, será em homenagem aos 40 anos da Organização Internacional da Francofonia (OIF). A programação do mês de março de diversos países é composta por atividades culturais, esportivas e acadêmicas, como concertos, apresentações musicais e seminários diversos.

Durante o almoço, um dos assuntos comentados foi sobre a obra A Condição Urbana – A Cidade na Era da Globalização, publicada pela editora Estação Liberdade. Lançada recentemente pelo filósofo Olivier Mongin, o livro traça uma perspectiva em torno da urbanização das cidades no mundo globalizado e vislumbra um comparativo entre a situação dos municípios atuais e o que eles se tornarão no futuro. Para o Reitor, o evento propôs “um importante olhar cruzado sobre a urbanização das cidades”.

Oliver Mongin veio ao Brasil para o lançamento do livro. No Recife, o evento de lançamento será realizado nesta quinta-feira (1º), às 17h30, no Teatro Apolo. O autor fará uma conferência de apresentação da obra, abordando os principais temas presentes. Aberta ao público, a palestra terá tradução simultânea.

Serviço:
Lançamento do livro A Condição Urbana – A Cidade na Era da Globalização