Reitor assina contrato de parceria com The Beijing Center

Padre Pedro assinando o contrato

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, assinou um acordo, na última sexta-feira (9), com o The Beijing Center for Chinese Studies (TBC), representado pelo Padre Roberto Mesquita Ribeiro, diretor do Centro. O convênio dará oportunidade para que professores, alunos e pesquisadores aprendan a língua, a cultura e os negócios chineses, a fim de ampliar os conhecimentos e a rede de relacionamentos com o país.

Após a assinatura do acordo, o Padre Roberto fez uma palestra com o título “O meu amigo é o outro de mim mesmo: ensaio de fundamentação da estratégia de ‘adaptação’ adotada por Matteo Ricci na China”. Ele iniciou a palestra fazendo uma explanação sobre o século XVI e XVII, nos quais o país vivia sob o regime das dinastias Ming e Qing, respectivamente. Atrelado a isso narrou a trajetória de Matteo Ricci, sacerdote italiano jesuíta, que levou anos até chegar à capital chinesa e se estabelecer como evangelizador, sendo considerado o introdutor do cristianismo na China.

Matteo Ricci dividia o processo de evangelização em dois modelos: o primeiro era o modelo de Batismo, onde era feita uma evangelização mais direta; e o segundo consistia no modelo de Adaptação, esse se divide em seis elementos: o primeiro elemento de adaptação fala sobre a aprendizagem da língua local, sendo, o idioma, considerado por ele um instrumento de relação com o povo; o segundo elemento trata da imersão na cultura; o terceiro elemento é do apreço mútuo, para alcançar o reconhecimento, no caso de Ricci, como missionário; o quarto elemento trata do conhecimento científico; o quinto reza sobre comunicar valores e aprender; e, por fim, o sexto elemento fala sobre entrar numa verdadeira amizade.

Como prova disso, no ano de 1603, o imperador sugeriu a Ricci que confeccionasse um mapa para presentear os príncipes à época, nomeado por ele de Mapa Mundi, o mapa tinha uma característica bem peculiar, a China era colocada no centro dele, e é assim representada também atualmente no país. Esse pedido, para confecção do mapa, só foi feito por conta da relação amigável que os dois mantinham.

Matteo Ricci escreveu vários textos sobre a cultura chinesa, inclusive em um deles ressaltou a dificuldade em aprender a língua do país. Sua grande questão era de como inserir no mundo uma cultura tão enriquecedora como a da China. Ele escreveu seu primeiro livro em chinês em 1595, intitulado de Tratado da Amizade, reforçando a ideia que “o meu amigo é como um outro de mim mesmo”.

Padre Roberto Mesquita

Padre Roberto Mesquita finalizou a palestra justificando a atitude de Ricci, e reforçando que podemos evangelizar pela amizade. “A reflexão é de como a atitude dele pode inspirar o intercâmbio, até porque o mundo foi criado pelo mesmo Deus”.

Mais informações sobre o projeto realizado pelo The Beijing Center for Chinese Studies pelo site http://www.thebeijingcenter.org.