Reitor abre a XXI Semana Docente e o IV Fórum de Funcionários

Com o auditório G2 lotado, a Universidade Católica de Pernambuco deu início na manhã desta quinta-feira (3) à XXI Semana de Estudos Docentes e ao IV Fórum de Funcionários. A abertura do evento foi realizada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, que  falou sobre as perspectivas para a Universidade diante do novo cenário brasileiro e pernambucano e apresentou metas a serem cumpridas em 2011. “O futuro começa aqui e agora. Pernambuco não pode esperar, e nós temos muitos sonhos e esperanças em pauta”, falou.

Em seu discurso, ele ressaltou que  a Unicap tem como inspiração o estudo cristão e a tradição jesuíta, tendo como identidade e missão o compromisso com a qualidade acadêmica que visa à excelência humana. Desde 1951, a instituição tem como tradição formar pessoas capazes de transformar sonhos em realidade, utopias em projetos, verdade em vida.

Este ano, a Unicap completa o 60º aniversário de seu projeto universitário, e, segundo o Reitor, pretende tornar-se uma Universidadediferenciada, renovando seu compromisso com o ensino de qualidade comprovada; pesquisa vigorosa e extensão compromissada com a sociedade. Quer também seguir à risca o lema Tradição que se renova. “A melhor maneira de celebrar a tradição de uma instituição é revelar sua capacidade de renovação. Celebraremos os 60 da Católica com muito dinamismo”, ressaltou o Reitor, que destacou a mudança que o Brasil vem tendo, e as grandes transformações pelas quais o nosso Estado vem passando, transformando Pernambuco em um palco de novas oportunidades. “Neste cenário, seria até estranho que não houvesse mudanças nas universidades”, enfatizou.

Padre Pedro lembrou que a Católica construiu, ao longo desses anos, um belo patrimônio educacional, com muito trabalho e criatividade, além de sacrifícios e conquistas, parcerias e colaboração de instituições nacionais e internacionais. Por isto, uma das metas deste ano será o Zelo e incremento do patrimônio, onde tem-se a pretensão de um novo modelo de manutenção e gestão patrimonial, na renovação dos espaços e equipamentos, bem como na melhoria das estruturas e do uso racional de recursos. Como exemplo, ele citou a climatização do bloco G, que só foi possível graças ao financiamento do BNDES; a ampliação das áreas de convivência e dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica. “O hall do bloco A já conta com uma livraria e uma agência de turismo. Agora, ganhará uma loja de conveniência da Fasa e uma filial da cadeia de lanchonetes Bugaloo”, revelou.

De acordo com Padre Pedro, Responsabilidade ambiental também é um ponto importante a ser ressaltado, já que, praticamente, todos os itens de incremento na infraestrutura geram impactos ambientais. Para que essa responsabilidade seja fortalecida, a Unicap de forma simbólica plantará ao longo do ano comemorativo do seu 60º aniversário, 60 árvores no campus, batizando-as com o nome de pessoas que marcaram a história da comunidade acadêmica.

Dentre as metas também está a expansão do Complexo educacional. “A Unicap, hoje, compreende uma rede educacional que vai dos projetos de educação popular à formação profissionalizante, do ensino básico à educação superior, dos cursos de extensão e formação específica às iniciativas que visam à formação de valores vitais”, destacou. Além da consolidação da pós-graduação e dos novos cursos tecnológicos, a Católica quer aumentar a oferta de cursos de formação contínua para todas as faixas etárias, a exemplo do Programa Universidade Não Tem Idade.

Padre Pedro disse, ainda que a Unicap, pretende exercitar cada vez mais a Arte das parcerias e a ação em rede, trazendo à tona novos convênios, uma nova forma de trabalhar em rede e exercer a cidadania institucional. E citou como exemplos a ampliação da parceria com o Governo do Estado (Liceu, Ensino Fundamental e Médio); a consolidação do convênio com a Fundação Fé e Alegria do Brasil; parcerias com as secretarias municipais e estaduais de Educação, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial e da Mulher; a parceira com o IPHAN, que possibilitou a restauração e reabertura do Palácio da Soledade, atualmente sede da 1ª Casa do Patrimônio do Brasil e Espaço Cultural da Unicap; a gestão do Projeto Criança Esperança (parceria com a TV Globo e Unesco); projetos em parcerias com empresas (grupo JCPM), com ONGs (Moradia e Cidadania, Interpoética) e 11 comunidades da RMR.  O Reitor reforçou que a Católica passou a criar uma nova agenda de parcerias e destacou o acordo firmado com a Arquidiocese de Olinda e Recife, bem como com as dioceses de Afogados da Ingazeira, Palmares e Nazaré da Mata, para a formação de seminaristas nas áreas de Filosofia e Teologia.

E por fim, ele enfatizou a importância da Sinergia na construção de novos humanismos. Através do Instituo Humanitas, a Unicap pretende abrir novos espaços e uma agenda de reflexão interdisciplinar em diálogo com a cultura e a sociedade.