(Re)empoderamento da cidadania da pessoa idosa é tema do Fórum de Envelhecimento
|
O Fórum sobre Questões do Envelhecimento recebeu, na terça-feira (11), o educador social e coordenador do Núcleo de Estudos Afra-brasileiros e Indígenas (Neabi), Padre Clóvis Cabral, e a vice-presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Luciana Moreira, para falar sobre “Empoderamento da cidadania da pessoa idosa”. O evento contou também com a participação do MPB Unicap para abrir a tarde.
O Padre Clóvis Cabral levou os presentes a refletir sobre a pergunta: “Eu cumpri minha missão?” Com questionamentos como “Quem eu tenho sido para as pessoas que vivem perto de mim?”, o Padre estimulou os idosos a cultivarem vida no dia a dia e leu um texto de Martha Medeiros que fala sobre morrer lentamente. Concluiu sua participação fazendo comparações sobre o envelhecer para o rico e para o pobre, para o negro e para o branco. Terminou com palavras motivacionais aos idosos no sentido de irem em busca de exercer sua cidadania independentemente das diferenças.
Luciana Moreira fez questão da participação dos presentes em sua palestra. Fez várias perguntas para que todos pudessem interagir e falou sobre o que é cidadania e o que é empoderamento. Além disso, falou sobre artigos da Constituição Federal que considera importante que os idosos tenham conhecimento para que assim possam ter argumentos concretos ao enfrentar situações nas quais não sejam cumpridos os direitos da pessoa idosa.
Em novembro acontecerá a última edição do Fórum sobre Questões do Envelhecimento de 2016.