Recife vai sediar Fórum da Anec nos dias 20 e 21 de setembro
|Com informações de Márcio Otávio, da Anec
A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) vai realizar sua IV Assembleia Geral Ordinária e o 3º Fórum de Mantenedoras, nos dias 20 e 21 de setembro, no Recife. O evento terá como tema “Educação e Missão – Sal da Terra e Luz do Mundo”. O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, será o coordenador da conferência “As Inspirações do Educador à Luz do Documento de Aparecida”, ministrada por Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário Geral da CNBB.
Atenta às indicações da Congregação para a Educação Católica para promover o zelo pastoral, a unidade dos projetos educativos e a educação por excelência de nossas Instituições de Ensino, a Anec convidou palestrantes renomados para abordarem temáticas fundamentais para os dias de hoje.
Um desses palestrantes será o Diretor Geral do Grupo SM, da capital espanhola, Pe. Javier Cortés Soriano, que apresentará uma conferência sobre Uma única Educação Católica: para que sejamos um só. Esse tema revela um desafio para todos aqueles que conduzem a Educação Católica: a promoção da Unidade em todos os níveis.
O coordenador escolhido para dirigir os trabalhos dessa conferência será o Ir. Nelso Antonio Bordignon, membro do Conselho Superior da Anec, Doutor em Educação pela PUC-RS e Diretor Geral da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde-MT.
O Ir. Nelso concedeu uma entrevista à Anec sobre a necessidade de desenvolver a unidade na pluralidade dos métodos de educar das Entidades Católicas de ensino e os caminhos que permitam atingir esse objetivo. Confira abaixo a íntegra da entrevista:
ANEC: Irmão Nelso, qual a importância de estabelecer a unidade para os diversos padrões de ensino desenvolvidos pelas Entidades Católicas de Ensino?
Ir. Nelso: A Igreja Católica tem uma grande experiência em educação, tanto pelos fundamentos de sua doutrina a partir do evangelho e metodologia pedagógica de Jesus Cristo, como de sua própria experiência na educação em todos os níveis ao longo da história da humanidade. No mundo moderno foi ela que primeiro se preocupou com a guarda e a divulgação do conhecimento, bem como em estender este conhecimento para o maior número de pessoas possíveis, em todos os estágios e níveis de educação, desde a educação infantil até superior.
No Ocidente foi ela que, através de centenas de Instituições e milhares de educadores, foi a educadora de crianças, ricas e principalmente pobres, de jovens e também de adultos.
A educação católica tem seu fundamento antropológico na visão de pessoa descrita e vivenciada na experiência evangélica. Essa visão se estabelece como unidade essencial sobre a qual se desenvolvem as metodologias de ensino e aprendizagem usadas pelas entidades católicas. O fundamento é sempre o mesmo, a visão de pessoa e o método pedagógico de Jesus Cristo.
Outro aspecto que se destaca nas metodologias educativas das instituições católicas é sua capacidade de inserção às culturas antropológicas e sociais locais, onde desenvolve (educa – faz crescer) o dom de Deus inscrito em cada ser humano e em cada cultura.
Por sua vez, ao longo da história, a visão de pessoa, e por decorrência as metodologias pedagógicas foram tomando outros rumos, com abordagens diferenciadas, algumas ainda centradas na visão cristã de pessoa ou outras teorias espiritualistas, outras reforçando a visão personalista ou psicocognitivista, uma mais sociocultural ou sociocognitivistas e por último as teorias tecnológicas. Todas as teorias que se estabeleceram como abordagens de ensino e aprendizagem e tem sua influência nos processos de educação atual.
O esforço das instituições católicas de educação deve ser o de fortalecer sua visão de pessoa atualizando-a sempre mais conforme as novas descobertas científicas e tecnológicas, para serem integradas à sua abordagem pedagógica.
ANEC: Observando a realidade atual de nossas Escolas Católicas, é possível implementar a comunhão das diversas propostas?
Creio que sim. É o que a Igreja sempre procurou fazer ao longo da história, tanto pelas diversas congregações religiosas, como pelas associações que se estabeleceram para fortalecer a unidade da visão cristã de educação. Isto aconteceu no Brasil, com a Associação Católica de Educação – AEC, a Abesc, a Anamec e hoje pela Anec.
Mesmo com as diferenças que existem nas abordagens educativas de cada Instituição Católica de Educação, todas têm o mesmo referencial teórico que é o Evangelho e a experiência pedagógica de Jesus. Ele sempre será a referência central para a busca da identidade católica de educação. Cada experiência educativa representa a explicitação de um aspecto da experiência de Jesus.
Cada congregação ou Instituição contempla e tenta trazer para a vida educativa atual, um aspecto mais específico da vida de Jesus: uns contemplam mais Jesus em sua relação com o Pai (fortalecem a dimensão espiritual e de fidelidade a Deus), outros Ele junto das multidões (inserção com o povo e na realidade); outros como pedagogo formando seus doze apóstolos (formação de liderança e educação superior), outros cuidando dos pobres (educação popular e pobres); uns convertendo os fariseus, mestres da lei (educação de elites e lideranças), outros cuidando da formação dos setenta e dois discípulos (formação de agentes de pastoral e liderança). É neste sentido que todos representam um pouco de Jesus em sua ação educativa.
Se por um lado partem da mesma experiência pedagógica de Jesus, todas têm a mesma finalidade de formação integral da pessoa, em todas suas dimensões, priorizando o valor da pessoa humana como centro do processo de ensino e aprendizagem.
Programação
Dia 20/09
Oração Inicial
10h30 às 11h Intervalo
11h às 12h 1º Conferência: As Inspirações do Educador à Luz do Documento de Aparecida
13h30 às 15h 2º Conferência: Uma Única Educação Católica: Para que Sejamos um Só
15h30 às 18h Atividades da Assembleia
8h às 8h30 Abertura do 3º Fórum de Mantenedoras da Anec
08h30 às 10h 1º Painel: Mantenedoras e o Cenário Contemporâneo
8h30 às 9h15 1ª Palestra: Reflexão a respeito da nova Lei da Filantropia no âmbito das Mantenedoras
10h30 às 12h 2º Painel: Gestão de Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento
13h30 às 15h30 3º Painel: Em Busca da Inovação e do Empreendedorismo no Ensino
LOCAL
Salão Panorâmico “A” do Hotel Golden Tulip Recife Palace
ENDEREÇO
Av. Boa Viagem, 4070 – Praia de Boa Viagem – Recife – PE
Tel. (81) 3302-4455
INFORMAÇÕES
Telefone: 61 3533-5050 /3533-5052
Email: eventos@anec.org.br