Quinta em Ritmo de Eleição traz o debate político para a Universidade

O vereador e candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Luciano Siqueira, participou quinta-feira (26) do projeto “Quinta em Ritmo de Eleição”, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco, com o apoio do Instituto Humanistas Unicap e do DCE. Na ocasião, ele saudou eleitores e apresentou algumas de suas propostas para um possível mandato na Assembleia Legislativa.

Luciano Siqueira tem 63 anos e é natural de Natal (RN). É formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Teve atuação no movimento estudantil na década de 70 e foi eleito deputado estadual em 1982. Foi vice-prefeito do Recife na gestão João Paulo e atualmente ocupa uma cadeira na Câmara Municipal do Recife.

O projeto “Quinta em Ritmo de Eleição” é uma adaptação para o período eleitoral do “Quinta em Ritmo e Poesia”, que semanalmente traz apresentações culturais para o térreo do bloco G no período que antecede o início das aulas noturnas. Nas próximas quatro semanas candidatos serão convidados a discutir suas propostas com a comunidade acadêmica,  num ambiente bastante descontraído.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, esteve presente e falou da proposta de reunir cultura e política num mesmo espaço. “A gente vai ver se essa fórmula pode dar um pouco de poesia na política. O espaço democrático sem participação está fadado ao fracasso”, disse o Reitor.

O encontro teve início com a apresentação do grupo de música instrumental Wave Unicap, que executou alguns sambas de gafieira, dando uma canja para o show que será mostrado na Livraria Cultura no dia 19 de setembro. Em seguida, Luciano Siqueira tomou lugar no tablado montado no no hall do bloco G e se apresentou como “voz e pensamento de aglutinação progressista num momento privilegiado de Pernambuco”.

O  candidato viria acompanhado da ex-prefeita de Olinda Luciana Santos, que concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília. Por estar envolvida num outro compromisso de campanha que se estendeu além do horário previsto, ela não pode chegar a tempo. Luciano usou o próprio exemplo para explicar a ausência da candidata. Ele tinha na agenda militância nas ruas, visita a escolas e depois da Unicap iria se reunir com um grupo de judocas.

Luciano usou mais de uma vez a expressão popular  “um olho na reza e outro na padre”, para dizer que, se eleito, contribuiria para a manutenção das realizações do governo ao mesmo tempo em que lutaria por novos feitos. Ele aponta as reformas educacional , agrária, urbana, política, tributária e da mídia como algumas das bandeiras que vai defender caso seja eleito. O candidato também apresentou alguns eixos que norteiam suas  ações, como cultura, educação, desenvolvimento econômico e segurança.

Ao ser perguntado sobre Suape, comparou o atual momento a outro momento econômico da história do Brasil. “É um novo ciclo de desenvolvimento, só comparável ao que ocorreu há dois séculos e e meio no ciclo do açúcar, sendo que agora é puxado pela indústria”, declarou. O candidato também se mostrou preocupado com a velocidade com que o sistema de ensino terá que formar profissionais para atender a essa demanda do mercado.

Luciano Siqueira falou ao Boletim Unicap sobre a importância de um momento de diálogo como esse que é promovido pela Católica. “A universidade é por natureza um espaço da construção das ideias, que se dá pela investigação, debate e formação de conceitos”. Ele  concluiu com uma frase citada por vários pensadores contemporâneos: “Se tu diferes de mim, tu me enriqueces”.

A estudante de História Renata Brasileiro, que faz parte do DCE, recorreu às estatísticas para definir a importância do “Quinta em Ritmo de Eleição”. Ela diz que apenas 12% da juventude brasileira está na universidade, e esse quantitativo representa historicamente um voto baseado em opinião e questionamento. “A ideia não é gerar um embate, mas uma discussão nesse espaço que é a nossa segunda casa”, resumiu a estudante.