Boletim Unicap

Provincial do Brasil se reúne com gestores da Unicap

Os gestores da Universidade Católica de Pernambuco se reuniram, na tarde desta segunda-feira (30), com o Provincial do Brasil, Pe. João Renato Eidt. A função tem jurisdição sobre toda a Companhia de Jesus no país. Além disso, como estabelecido pelo estatuto da Unicap, o Provincial é o Presidente da Universidade, o responsável por delegar aos colaboradores os valores e a missão Jesuíta. O Reitor e os quatro Pró-reitores apresentaram projetos e ações que estão sendo desenvolvidos e parte de suas equipes. O evento contou com a presença do ex-Reitor da Unicap. Padre Theodoro Peters.

O Reitor, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens, deu as boas-vindas apresentando dados da Universidade, projetos e resultados alcançados, além de ressaltar a missão e a visão da Católica.  Ele agradeceu o apoio dado pela Província ao mencionar o envio de Jesuítas para trabalhar na Unicap. “Temos um número expressivo de Jesuítas vindos de cada uma das antigas províncias e estamos abertos a outros”, disse Padre Pedro, pouco antes de apresentar André Araújo (Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem e curso de Letras); Marco Antônio (Teologia); Plutarco Almeida (mestrando em Indústrias Criativas e responsável pela implantação do Instituto Humanitas Paraíba); e Carlos Jahn (que está responsável pelo projeto Unicap Digital, que trata de Educação à Distância).

Foto: Carla Siqueira

Padre Pedro finalizou a apresentação fornecendo dados sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2022, Plano Diretor 2017-2026 e o Planejamento Estratégico 2016-2025. “Esses três documentos orientam e pautam o nosso cotidiano e os nossos projetos”. Ele também mostrou alguns números: 467 professores, 429 funcionários, 272 prestadores de serviços, 35 graduações, 17 especializações, nove mestrados, quatro doutorados e sete MBAs.

A dimensão comunitária foi destacada na apresentação do Pró-reitor Comunitário, Prof. Dr. Pe. Lúcio Flávio Cirne. Ele falou da relação das ações e projetos desenvolvidos com Identidade (Católica Jesuíta), Natureza (Assistência Social e Comunitária) e Estilo (Humanística) da Unicap.

Foto: Carla Siqueira

A integração dos professores e funcionários recém-contratados; internacionalização; Instituto Humanitas Unicap; Ação Pastoral; Projeto de Voluntariado Universitário; Ação Social; Casa de Direitos (que desenvolve um trabalho com refugiados venezuelanos); educação popular do Fé e Alegria e o novo Espaço Jaboatão – antigo Criança Esperança; Feira da reforma agrária; Espaço de Comercialização e Formação de Economia Solidária (Escofes); foram algumas das ações apresentadas.

As novidades ficam por conta da implantação do Instituto Humanitas Paraíba, na antiga casa de formação jesuíta em João Pessoa (Juniorado), e a Casa de Beberibe, Zona Norte do Recife. O local também funcionou, durante anos, como casa de formação e retiro. O imóvel ocupa um terreno de cinco hectares, com 60 quartos, e o único espaço verde do bairro. Segundo Padre Lúcio, vários projetos estão sendo retomados e um deles é uma parceria com a empresa Natus, que vai atuar na formação de jovens na área de jardinagem. “As grandes casas da Companhia de Jesus que, porventura não estejam mais sendo utilizadas, não devem ser vendidas. Elas pertencem aos pobres”, disse Padre Lúcio ao concluir a apresentação citando o Papa Francisco.

Foto: Carla Siqueira

A área acadêmica foi apresentada pelos Pró-reitores de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega, e de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo. Segundo ela, a Católica tem hoje 39 grupos de pesquisa que envolvem 370 professores e 604 estudantes; além dos 21 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que vem registrando crescimento (208 alunos em 2016; 430 em 2018 e a expectativa é de que chegue a 470 este ano).

“Nós temos o maior programa institucional de iniciação científica com recursos próprios do país. São 140 bolsas distribuídas todos os anos com ajuda da Fasa (Fundação Antônio dos santos Abranches)”, disse Valdenice, que apresentou outros números da pós-graduação: 233 alunos matriculados no doutorado; 400 no mestrado; 19 turmas de cursos de especialização com 614 alunos; nove turmas de MBAs com 185 alunos.

Degislando destacou os projetos de inovação. O destaque é a parceria com a Escola Jesuíta de Engenharia da França, o Icam, que vai renovar todo o ensino/aprendizagem no Centro de Ciências e Tecnologia a partir de mudanças nos cursos de Engenharia. Além dos espaços, a metodologia e a internacionalização irão passar por uma completa transformação. “A união com o Icam vem se dando pela mesma filosofia de valores, alinhados com os planejamentos estratégicos de ambos e organizados em três eixos principais: articulação internacional, a proximidade com as empresas – o Icam traz uma expertise muito forte nesse relacionamento – e as novas metodologias”, explicou Degislando, citando o método Problem Based Learning (PBL).

Foto: Daniel França

O Pró-reitor Administrativo, Prof. Msc. Márcio Waked, que assumiu o cargo em agosto do ano passado, aproveitou a apresentação para agradecer às equipes que formam a Prad. Ele destacou as ações que estão sendo executadas a partir do Planejamento Estratégico, a exemplo do sistema Totvs no módulo acadêmico, gestão de relacionamento, novo portal da Unicap e incremento no convênio com as empresas (atualmente são 58 empresas conveniadas e outros 15 convênios estão em andamento).

Ele também falou do projeto do novo Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), que vai funcionar nas dependências do Palácio da Soledade; do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo da Unicap (L.I.C.E.U), que captou recursos para recuperação do prédio que fica perto do Teatro de Santa Isabel; construção de um edifício-garagem com centro de convenções; além de reformas estruturais no campus.

Ao final, o Provincial demonstrou estar feliz com as perspectivas da Unicap. “Partilho meu sentimento de gratidão a vocês pelo esforço, pela busca, pelo empenho em fazer com que a Universidade se prepare e possa continuar sua missão não só hoje, mas pensar a missão para o futuro e ampliá-la e qualificá-la ainda mais. Sendo uma universidade Jesuíta, ela deve estar focada na pessoa que ela forma para a sociedade”, disse Padre João Renato Eidt.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário