Projeto Rádio Ao Vivo comemora 26 anos movimentando a 17ª Semana de Integração

Quem passa pelos jardins da Católica durante a 17ª Semana de Integração não pode deixar de acompanhar uma das tendas mais animada do evento. Sob a supervisão de professores, alunos do curso de Jornalismo apresentam e produzem conteúdo misturando teatro e rádio. É o projeto Rádio Ao Vivo que celebra 26 anos.

A ideia é do professor Vlaudimir Salvador e surgiu em 1993 para “promover uma experiência radiofônica para os alunos de Jornalismo. No início, a ideia era mostrar para toda a Unicap, familiares e amigos os trabalhos feitos nas disciplinas de Rádio, incluindo radionovelas, com até premiações de melhores do ano”, conta Vlau, como é carinhosamente chamado por todos.

O Rádio Ao Vivo cresceu e as apresentações  do Teatro da Unicap, localizado no 1º andar do bloco B, ganharam outros cenários como os palcos dos teatros do Sesc e Barreto Júnior. Já há alguns anos a atual versão embala o público no jardim perto do bloco G da Católica.

Este ano estão sendo apresentados quatro programas: Rádio Ao Vivo, Expressão Livre, Macrofone e Católica In Love. São 80 voluntários se revezando entre produção, reportagem, edição, sonorização e apresentação ao vivo. Quem também supervisiona o Rádio Ao vivo é a professora Andrea Trigueiro que há três anos se juntou ao projeto.

Vlau tem uma longa experiência em metodologias ativas no ensino de radiojornalismo. Na época em que surgiu o Rádio Ao Vivo, ele já coordenava a cobertura do carnaval fora de época do Recife, o Recifolia. Dezenas e dezenas de gerações de jornalistas aprenderam em experiências práticas como essas ainda estudantes, o ofício escolhido para a vida profissional.

Também são famosas as viagens a Toritama, distrito de Cimbres em Pesqueira, Caruaru, visitas ao Mercado de São José, no Centro do Recife e ao Sítio Histórico de Olinda. As equipes formadas pelos alunos entrevistam as comunidades, produzem, editam e fazem a locução de reportagens e programas de rádio a cada semestre. Da rua, eles seguem para o estúdio de Rádio da Católica onde finalizam o material e veiculam em emissoras do Estado e nas plataformas digitais.

“Esse exercício, essa prática são muito importantes para o aprendizado dos alunos. Sair da sala de aula é motivador, é muito importante”, disse Vlau com o mesmo entusiasmo de quase 30 anos atrás.