Projeto Horizonte realiza festa de São João

O Projeto Horizonte, junto com a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) e em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco, realizou sexta-feira (17), às 18h, sua festa de São João.

Além dos alunos, os familiares, professores e  funcionários do Fya participaram da festa, ao som do DJ que animou a todos com muito forró. O evento também teve comidas típicas, como bolo de milho, canjica, pé de moleque e, como não poderia deixar de ser, uma quadrilha.

O Projeto Horizonte é um trabalho realizado pelos alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas e consiste em educar através da informática. Crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado e portadores de necessidades especiais, destacando-se os que têm Síndrome de Down e os autistas, são atendidos gratuitamente no laboratório do projeto, com o intuito de inclui-los no meio social. A iniciativa usa a tecnologia a serviço da educação.

A produção textual com multimídias, exercícios lúdicos e de reestruturação da linguagem, pesquisas na internet e a alfabetização digital são as atividades desenvolvidas com as crianças dentro do laboratório do Projeto Horizonte.

Além de beneficiar crianças de comunidades carentes e alunos da Universidade, o laboratório do Projeto Horizonte oferece cursos com o propósito de fortalecer o processo de formação de educadores. Neles, professores da rede pública de ensino e alunos dos cursos de magistério – nível médio – aprendem a reconhecer a importância dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos implícitos no processo de aprendizagem. Com a prática de formação continuada, eles aprimoram a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento dos alunos e planejam adequadamente o uso do computador nas aulas.