Projeto do Pibid promove ação de inclusão de surdos

IMG_20151127_155918693O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unicap promoveu, na tarde desta sexta-feira (27), no auditório do CTCH, o Encontro de Artes e Comunicação: expressões de diferentes linguagens. A iniciativa reuniu professores e alunos da Escola Estadual Barbosa Lima Sobrinho (EBL). Parte dos estudantes tem deficiência auditiva. O encontro também teve a presença de docentes das licenciaturas de Letras, Pedagogia e Matemática.

“O nosso objetivo é estimular reflexões sobre a realidade e estimular projetos de vida”, explicou a professora de Pedagogia da Católica, Olga Borges. Ela atuou como coordenadora juntamente com os professores Maria do Carmo Motta, Robson Telles e Vicente Souza.

IMG_20151127_150854973Essa reflexão a qual se refere a professora Olga veio através do cinema. Os estudantes assistiram ao documentário Pro Dia Nascer Feliz, de Daniel Jardim; e também a uma entrevista com a jornalista Valéria Fagundes.

Aos 16 anos, ela ficou conhecida pela militância por uma educação de melhor qualidade na cidade de Manari, que havia registrado o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Pernambuco. “Valéria se tornou uma referência em cobrar das autoridades melhorias”, completa Olga ao mencionar que ela foi usada como exemplo para a turma.

IMG_20151127_151924549Alexsson Lima, 21 anos, era um dos mais engajados na discussão. “A arte e a comunicação estão ligadas ao sentimento. E nós podemos sentir as emoções através da vibração da música. A vibração é a essência da identidade e cultura surda. Iniciativas como esta me fazem sentir incluído”.

Para o supervisor da EBL, professor Freddy Cursino, essa sensação de inclusão é uma verdadeira injeção de autoestima para os alunos. “A atividade de hoje foi motivacional para eles. Os jovens podem e devem ter um lugar na sociedade. Lá na escola, por exemplo, já temos ex-alunos surdos com mestrado e doutorado”.

Gesto –  O encontro de hoje (27) contou com a participação de dois intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), sendo um representante da Católica e outro da EBL. Em meio às conversas, os jovens resolveram criar um gesto para representar o termo “Pibid da Católica”. A mão esquerda em formato de C e a direita formando uma pinça com os dedos polegar e indicador significam a Asa Branca usada na marca da Unicap.