Projeto de alunos de Jornalismo enaltece a cultura pernambucana
|Criado por alunos do segundo período do curso de Jornalismo da Unicap, o projeto Pernambucultural tem como proposta a exaltação da rica cultura pernambucana. Por meio do Instagram, o grupo – formado pelos alunos Dayane Gomes, Gustavo Tiné, Juliane Marinho e Tainá Milena – publica músicas, depoimentos, vídeos e poemas com frequência. “Foi um desafio, visto que assumimos o risco de comprometer nossa agenda, como estudantes, ao privilegiar a agenda das pessoas com quem trabalhávamos, mas o resultado final foi maravilhoso”, diz Gustavo.
A ideia, que é de promover a produção cultural histórica e contemporânea local, surgiu na cadeira de Cultura Digital, ministrada pelo professor Luiz Carlos Pinto. Cada membro do grupo assumiu diferentes tarefas, que foram fundamentais para o desenvolvimento do Pernambucultural, de filmagens até postagens, imagens, e texto. A arte dos produtos, que eles comercializam pelo Facebook, também foi feita pelos alunos. “A experiência foi maravilhosa, e, apesar das complicações, conhecemos histórias de pessoas incríveis”, conta Dayane.
Além do Instagram, o grupo também tem como objetivo produzir documentários, começando pelo já publicado “Locomotiva Fervente”, disponível no YouTube. O próximo documentário já está sendo idealizado, de acordo com a produção, e as postagens continuam sendo feitas no Instagram.
Tainá comenta sobre a produção do “Locomotiva Fervente”: “Quando decidimos falar sobre o frevo, nós realmente vestimos a camisa e entramos na dança. O projeto não é só sobre fazer parte do grupo e produzir um documentário, mas sobre sentir a emoção transmitida por cada entrevistado, e por cada passo executado”.
O trabalho do grupo foi reconhecido por Hugo Martins, da Rádio Universitária, e os artistas Geraldinho Lins, Almir Rouche e Nádia Maia, quando os mesmos contemplaram o Pernambucultural com entrevistas complementares ao seu primeiro documentário. Além deles, diversos outros especialistas e alunos de frevo também participaram do projeto.
De acordo com Juliane, “Foi uma trajetória de aprendizado e experiência, a partir do momento em que assumimos a responsabilidade de planejar e executar cada etapa. Eu tive uma pequena noção do que é ser jornalista e do quanto é preciso se entregar para que no fim possamos apresentar algo interessante”.