Projeto de alunos de Arquitetura é exposto no hall do bloco A

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco produziram uma instalação arquitetônica que está exposta no hall do bloco A. O projeto, denominado IN CAIXE, foi desenvolvido ao longo da disciplina Arquitetura Contemporânea, ministrada pela professora Ana Luísa Rolim.

A instalação é móvel e permite a formação de novas estruturas à medida que os blocos vão sendo colocado e recolocados em lugares diferentes. O usuário passa, então, a interagir com o objeto, requalificando o espaço, de acordo com as necessidades.

DSCN5432 O processo de construção do IN CAIXE durou seis meses, sendo utilizadas mais de mil caixas de papelão reciclado. A estrutura elaborada por cinco alunos de Arquitetura foi inspirada na obra O OUTRO, O MESMO, criada pelos arquitetos Carlos Teixeira e Leonardo Rodrigues.

A instalação temporária é formada por quatro blocos, compostos por folhas de papelão empilhadas e coladas. Assim, a relação entre as cores e as formas também são exploradas.

O projeto, que tem apoio da Fundação Antônio dos Santos Abranches (FASA), se alinha às tendências atuais de arquitetura, reutilizando materiais. A exposição do objeto também serve para reafirmar a presença dos alunos no Campus, sendo possível ver na Universidade algo feito pelos próprios estudantes. “É fundamental levar a teoria para a prática, porque o aluno vê que a coisa é possível”, destacou Ana Luísa Rolim.