Projeto Criança Esperança recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Assessoria de Comunicação da Alepe
 reitor
Há 30 anos criando oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes brasileiros, o Projeto Criança Esperança foi homenageado durante o Grande Expediente Especial desta quinta-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa. Mais de quatro milhões de jovens já foram beneficiados desde o início da ação, criada pela Rede Globo, em 1986. Desde 2013, Pernambuco conta com o Espaço Criança Esperança, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, que atende 270 jovens. O evento contou com a presença do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens.
Ao presidir o encontro, o deputado Romário Dias (PTB) ressaltou a importância das iniciativas da sociedade civil. “Infelizmente, passados 25 anos da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, milhares de crianças e jovens ainda não contam com os benefícios dessa lei. Ações como a do Criança Esperança são bem-vindas, por melhorar a vida dessas pessoas.”
Solicitante da homenagem, o deputado Henrique Queiroz (PR) destacou a escolha do nome do projeto: “Não poderia ter nome mais feliz. Esperança é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. E o projeto proporciona isso”, ressaltou. O parlamentar também salientou a solidariedade do povo brasileiro. “Num País com graves problemas sociais e econômicos, iniciativas como essa nos dão orgulho de ser brasileiro, um povo tão solidário”, disse.
foto 2 (48)O Espaço Criança Esperança pernambucano foi construído por meio de parceria entre a Rede Globo Nordeste, o Ministério da Defesa, a Universidade Católica de Pernambuco, a Unesco e a Prefeitura Municipal de Jaboatão. Mantido integralmente com recursos da campanha Criança Esperança, o espaço oferece desde oficinas de dança até cursos e estágios. Atualmente, dos 270 jovens que frequentam o local, 220 estão empenhados na melhoria escolar. Os outros 50 integram um grupo de teatro que já foi premiado em diversos Estados. Essa é uma das quatro unidades que o projeto possui no País.
Uma das jovens acolhidas pelo Espaço, a estudante Francielle Menezes, 14 anos, contou a mudança que ocorreu na sua vida em três anos de participação no projeto. “Antes, minha mãe recebia muitas reclamações sobre meu comportamento e minhas notas na escola. Ao chegar ao  Criança Esperança, comecei a repensar a minha vida e decidi mudar. Estou melhor comigo hoje”, relatou. Atualmente, as notas de Francielle são as melhores da turma. Coordenador do Espaço, Alcivan Oliveira ressaltou o maior objetivo do projeto: “Queremos transformar a vida dos participantes, fazendo com que eles não revivam a história dos pais e saiam da situação de vulnerabilidade social”, frisou.