Programa de Voluntariado Universitário Unicap – VOU promove formação para voluntários em hospitais em parceria com ONG Hospitalhaços

A tarde do último sábado (06/04) foi de muita alegria na Unicap! Aconteceu a formação para cerca de 70 alunos dos mais diversos cursos e até de outras Instituições que atuarão como voluntários em hospitais por meio do o VOU ALEGRIA – Hospitalhaços, uma parceria da Católica com a ONG Hospitalhaços que busca levar sonhos e alegrias para o ambiente hospitalar.

Esses alunos atuarão nas brinquedotecas e no apoio a eventos, administração e captação de recursos para as atividades dessa instituição que atua nos Hospitais da Restauração e Otávio de Freitas, ambos na cidade de Recife. Cada um desses alunos se colocarão a disposição uma vez por semana ou quinzenalmente, de forma gratuita, partilhando sorrisos e conhecimentos e aprendendo com as crianças e seus familiares que são atendidos nesses hospitais.

Esse é mais um passo de uma bonita parceria entre a Unicap e a Hospitalhaços que começou no ano passado, quando a Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA colaborou com a reforma e doação de jogos e brinquedos para a brinquedoteca do Hospital Otávio de Freitas. Agora, por meio do Programa de Voluntariado Unicap – VOU, a missão é levar os alunos para animar esses espaços e torná-los ainda mais agradáveis e divertidos para as dezenas de crianças que frequentam esses espaços todos os dias.

Para João Elton, colaborador do Instituto Humanitas, que coordena o Programa de Voluntariado Universitário Unicap – VOU, “Foi uma alegria muito grande quando a FASA nos apresentou a ONG Hospitalhaços, pois o Programa de Voluntariado estava em busca de parceiros para oferecer novas propostas de voluntariado de média duração e, quando conhecemos melhor o trabalho dessa ONG, não tivemos dúvidas de que seria uma excelente parceria para essa troca de saberes e afetos entre alunos e comunidade”. Depois de ter as orientações de como agir em ambiente hospitalar os alunos já foram encaminhados para assinar o termo de adesão ao trabalho voluntário, conforme legislação. “A resposta dos alunos foi muito positiva. Todos com muita generosidade, desejosos de investir o seu tempo com ações de partilha e fraternidade”, conta João Elton.

Fique atento para participar do Programa VOU por meio do site www.unicap.br/vou. Se você quiser conhecer mais sobre a ONG Hospitalhaços acesse: http://www.hospitalhacos.org.br/