Boletim Unicap

Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Unicap tem primeira tese defendida

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR) viveu um momento histórico com a defesa da primeira tese desenvolvida pelo programa. Intitulada “Minha Identidade é Meu Costume: Religião e Pertencimento do Povo Jiripankó”, o trabalho é de autoria do professor José Adelson Lopes Peixoto. Entre outros aspectos, ele discutiu a construção da identidade do povo indígena Jiripankó, do alto sertão de Alagoas. O Prof. Dr. Newton Darwin e o Prof. Dr. Drance Ellias da Silva, (ambos da Unicap), além do Prof. Dr. Erisvelto Sávio Silva de Melo (UPE) e o Prof. Dr. Siloé Soares de Amorim (UFAL) constituíram a banca examinadora.

“A discussão da minha tese é como esse povo indígena constrói essa identidade e o sentimento de pertencimento da população através de seus rituais. É uma identidade ímpar construída nesse mundo religioso”, comentou o Prof. José Adelson.

“Essa tese é maravilhosa, além de etnográfica, mostra como esses indígenas se entendem enquanto povo Jiripankó a partir dessa religiosidade que vem da crença nos Praiás, o “encantados”. É índio aquele que pratica a religiosidade dos encantados”, disse a Profª. Drª. Zuleica Dantas, coordenadora do programa do PPGCR e orientadora da tese, a respeito da importância desse trabalho.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário