Professores e funcionários participam de oficinas no 2ºdia da XXII Semana de Estudos Docentes e V Fórum de Funcionários

Texto: Rafael Sabóia/ Angélica Zenith/ Ana Eduarda Azoubel

Fotos: Rafael Sabóia

Com a proposta de aperfeiçoar a qualidade do trabalho de seus professores e funcionários, a Universidade Católica de Pernambuco está relaizando a XXII Semana de Estudos Docentes e o V Fórum de Funcionários.

Promovido todos os anos antes do início das aulas, o encontro teve como tema este semestre – “Universidade Comunitária: Da concepção à vivência”. A abertura foi feita pelo Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, na noite da última quarta-feira (1º), no auditório G2, onde deu as boas-vindas a todos os funcionários e professores. Além do discurso do Reitor, professores e funcionários também assistiram, na ocasião, à palestra do Frei Gilberto Garcia, do Conselho Nacional de Educação (CNE). No fim do primeiro dia do evento, foi servido um coquetel aos presentes, no hall do bloco G.

A novidade deste ano foi a realização de oficinas, nas quais tanto professores quanto funcionários puderam discutir a respeito de temas que fazem parte do dia a dia de trabalho. Para os professores, situações enfrentadas por eles dentro e fora da sala de aula, no convívio diário com seus alunos, e para os funcionários, a relação com os colegas e o desenvolvimento de suas tarefas diárias na Unicap.

As oficinas oferecidas na manhã desta quinta-feira (2), aos professores apresentavam conteúdos diversos. Desde Como entender a sala de aula como espaço de interações e conflitos”, até “Você utiliza tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula? Quais os desafios enfrentados?”. Além dessas também se destacaram debates sobre “Como incorporar os Direitos Humanos na sala de aula do ensino superior”?; Educação Jesuíta: Como materializá-la na sala de aula universitária?”; Extensão e universidade comunitária: como sair da concepção à ação”?; Trabalhos acadêmicos: como conciliar exigência e afetividade?”; e por último, “Você utiliza tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula? Quais os desafios enfrentados”?.

Todas as oficinas foram ministradas por professores da Universidade, ou por convidados, que trouxeram suas experiências como profissionais que trabalham fora do campus da Universidade para debater junto ao corpo docente, e com isso promover um melhor desenvolvimento acadêmico.

Ainda na manhã do dia 2, enquanto os professores participavam de oficinas com temas voltados para as atividades realizadas por eles em sala de aula, os funcionários da Católica usufruíam de oficinas cujos temas abordavam questões como “Gestão estratégica: a gestão do desempenho para resultados”; Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho”; e “Relaxamento e alongamento para não viver ‘pirando’!.

A opinião de quem trabalha na Católica

Toda instituição visa ao aperfeiçoamento de seu pessoal. A Universidade Católica de Pernambuco não pensa diferente disso, e por esta razão está promovendo a XXII Semana de Estudos Docentes e o V Fórum de Funcionários, durante os três primeiros dias do mês de fevereiro, antes do início das aulas, marcado para acontecer na próxima segunda-feira (6). Aproveitando o momento de encontro entre os profissionais da Católica, a equipe de reportagem do Boletim Unicap entrevistou alguns deles, para saber qual a importância da realização da Semana Docente para eles.

Catarina Duarte é bibliotecária da Universidade há 30 anos e explica que, além de possibilitar a fomentação de debates com temas atuais, a Semana de Estudos Docentes e o Fórum de Funcionários promovem a interação entre os profissionais de vários setores da instituição. “Eu trabalho na Católica há muitos anos e não conheço quase ninguém. Nosso contato com os outros funcionários e professores é rápido. Esse momento serve, também, para criarmos novos laços de amizades”, concluiu.

“Uma oportunidade dos professores e funcionários discutirem temas que vivem no dia a dia, mas que não têm tempo para debater. Aqui, a gente ganha esse espaço”, destacou o professor de Jogos Digitais e produtor de vídeo da Unicap, Luca Pacheco, que participou da oficina “Como incorporar os Direitos Humanos na sala de aula do ensino superior?”

No período da tarde, estão marcadas para acontecer novas oficinas. Desta vez, professores e funcionários devem participar juntos. Os temas variam desde “Como Humanizar as relações de trabalho”, até “ Tudo o que você precisa saber sobre o novo acordo ortográfico e ninguém parou para explicar”!.

O segundo dia da XXII Semana de Estudos Docentes e do V Fórum de Funcionários terminou com uma “aula-espetáculo” do Maestro Spok.