Professores da Unicap participam da Conferências Brasileira de Mudança do Clima

A Universidade Católica de Pernambuco está entre as diversas instituições públicas e privadas, movimentos sociais, associação de povos, comunidades tradicionais, governos, comunidade científica, que ajudaram a preparar e realizar o Conferência Brasileira de Mudança do Clima.

A participação da Unicap se deu em, pelo menos, três momentos distintos: O primeiro momento foi a participação do professor Thales Castro no painel “O nível de ambição e os instrumentos de governança para cumprir o Acorde de Paris”. O painel foi realizado no Centro de Artesanato de Pernambuco, as 16h30 com a presença do primeiro secretário para assuntos ambientais da Embaixada da República da Alemanha, Lutz Morgenstern, o conselheiro para assuntos globais da embaixada da França,  Keyvan Sayar, o secretário regional do Partido Democrático Piemontes, Paolo Furia e o segunda secretaria para assuntos econômicos e diplomacia climática na Embaixada dos Países Baixos, Amanda Molenaar.

Outro momento importante para foi a apresentação da professora  Cynthia Suassuna no painel que falou sobre a criação do Laboratório de Inovação Social e Mudanças Climáticas e o Campus Integral Beberibe da Unicap. Na ocasião a professora destacou a internacionalidade e relevância do projeto que a Unicap está  inserida.

“O Laboratório de Inovação Social e Mudanças climáticas é um projeto que já vem sendo desenvolvido em vários países na America Latina e União Europeia. No Brasil temos em três universidades: Universidade Católica de Pernambuco, A Pontifícia Universidade Católica – PUC  do Paraná e a PUC do Rio Grande do Sul. A ideia desse projeto é desenvolver articulações através da inovação social para resolver problemas juntamente com as comunidades que vivenciam esse problemas relacionados às questões climáticas”, disse a professora Cynthia.

A terceira  contribuição foi a participação do Pró-reitor administrativo da Unicap, professor Marcio Waked no painel sobre Ecossistema de Eegócios Socioambientais: uma oportunidade para a economia inclusiva e de baixo carbono, e Acesso a crédito por negócios comunitários de impacto socioambiental. Ele coordenou o grupo de trabalho que teve a presença da diretora de operações da Conexsus, Ariana Pimenta, da diretora programática da Fundación Avina, Glaucia Barros, do superintendente de inovação e desenvolvimento institucional na Fundação Amazonas Sustentável, do facilitador de redes da Diversidade Socioambiental, Jeferson Straatmun.

O encontro acontece anualmente e reúnes organizações não governamentais e da sociedade civil. Esse ano o evento aconteceu  na cidade do Recife, nos dias 06, 07, e 08 de novembro.