Professoras do CCJ concluem Pós-doutorado na Colômbia

A diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap, professora Maria Luiza Ramos Vieira Santos, e a professora Vanessa Alexsandra De Melo Pedroso, também do CCJ, acabaram de concluir o Pós-doutoramento em Ciências Sociais, Infância e Juventude, na Universidade de Manizales, na Colômbia. O programa de investigação Pós-doutoral tem o aval do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) e Flacso Argentina, Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais. O diploma é outorgado pela Universidade de Manizales, pela Fundação Centro Internacional de Educação e desenvolvimento Humano (Cinde), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pelo Colégio da Fronteira Norte.

Professora Maria Luiza desenvolveu um Estudo Comparado Brasil-Colômbia da Adoção por Casais Homoafetivos, da lei que rege a adoção por casais homoafetivos, tanto no Brasil, quanto na Colômbia. Já a professora Vanessa Pedroso pesquisou sobre o Tráfico de Crianças na Tríplice Fronteira: Brasil, Colômbia e Peru.

As professoras Maria Luiza e Vanessa falaram juntas sobre a experiência. “Foi uma aventura, porque não é fácil conciliar trabalho em mais de uma instituição, com estudar e toda a responsabilidade de cumprir os requisitos exigidos pelo programa do curso, como quatro apresentações em quatro congressos internacionais, ter uma publicação em uma revista qualizada e um capítulo em um livro ou um livro publicado. Então, a gente tinha que dar conta de tudo isso em um prazo máximo de três anos. Não foi fácil, mas valeu a pena!”.