Professoras da Católica lançam livro sobre Teoria Social Cognitiva
|O livro Teoria Social Cognitiva no contexto da Saúde, Escola e Trabalho será lançado na próxima sexta-feira, dia 29/09, às 19h, no Salão Receptivo da Universidade Católica de Pernambuco, no primeiro andar do bloco G. A obra é organizada pelas autoras Suely Santana, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica (PPGPSI) da Unicap e líder do Grupo de Pesquisa Família, Gênero e Interação Social, do CNPq; Catarina Dias, coordenadora da Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamental, da Católica, e Margareth da Silva Oliveira, pesquisadora produtividade CNPq-1D e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS.
Segundo a professora Suely Santana, “a oportunidade de nos debruçarmos sobre a obra do psicólogo Albert Bandura, com sua compreensão sobre as práticas humanas, fez com que buscássemos entender uma máxima que ele utiliza sobre a plasticidade de sermos ao mesmo tempo produtos e produtores de nossos sistemas e ambientes sociais. Nesse sentido, cada autor aceitou o desafio de tecer uma reflexão acerca dos princípios da Teoria Social Cognitiva nos contextos da saúde, escola e trabalho”.
O livro é composto por nove capítulos que abordam o consumo de drogas/crack, a violência contra o idoso, o tratamento da obesidade e do comprar compulsivo nos cinco primeiros capítulos. Nos demais capítulos, a obra aborda o contexto escolar/acadêmico e se encerra com um capítulo sobre o contexto laboral.
Conheça mais sobre as autoras.
Suely Santana
Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (FPCEUP). Terapeuta Cognitiva certificada pela FBTC. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Líder do grupo de pesquisa “Família, Gênero e Interação Social” certificado pelo CNPq. Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco (ATC-PE). Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro do Grupo da ANPEPP – Pesquisa Básica e Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental.
Catarina Dias
Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Psicóloga pela UNICAP. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Especialista em Intervenções Clínicas pela UNICAP. Coordenadora Técnica da Casa de Acolhimento e Apoio do Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares do Governo do Estado de Pernambuco. Membro da gestão diretiva da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco (ATCPE). Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Margareth da Silva Oliveira
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Terapeuta cognitiva certificada pela FBTC. Mestre em Psicologia pela PUCRS. Doutora em Psiquiatria e Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Doutora pela University of Maryland Baltimore Country (UMBC-USA). Pesquisadora produtividade CNPq-1D. Professora titular PUCRS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Membro do Grupo da ANPEPP – Pesquisa Básica e Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental. Coordenadora do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo e Comportamental (GAAPCC). Sócia-fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da comissão diretiva da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO).