Professora Goretti Fernandes, coordenadora do projeto “Promovendo a saúde do Trabalhador na Unicap”, se despede da Universidade

Padre Lúcio, Professora Goretti e o aluno Diego.

A professora de Fisioterapia da Unicap Maria Goretti Fernandes está se despedindo esta semana da Universidade. Ela atuou ativamente na Católica por 10 anos, e assumirá o cargo de professora doutora adjunta na área de Ergonomia e Preventiva da Universidade Federal de Sergipe. Goretti é responsável pela implantação, junto com o coordenador do Instituto Humanitas e Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne, do projeto “Promoção da Saúde do Servidor da Unicap”.

O projeto surgiu a partir da Campanha da Fraternidade de 2012, com o tema “Saúde para Todos”, e foi oficializado através do Instituto Humanitas Unicap. Ele agrega mais de 200 pessoas, incluindo aquelas que participam ativamente e recebem os benefícios do trabalho realizado pelos alunos e professores da Universidade. Envolve desde massagens terapêuticas a exercícios laborais e ergométricos, visando, desde o início, a qualidade de vida da comunidade universitária.

A professora Goretti coordenava todas as atividades relacionadas à esta iniciativa.  “Estou deixando o projeto agora, mas é belíssimo e tenho certeza que a direção do Centro de Ciências Biológicas e Saúde e o Padre Lúcio vão dar continuidade”, afirma. Diz ainda que o projeto abre a cabeça dos estudantes, fazendo com que eles cresçam e aprendam a fisioterapia em sua prática desde os primeiros períodos do curso. “A gente começou cedo. No quarto período, já começamos o contato prático com a fisioterapia. Goretti dava oportunidade para os alunos sem privilégios. O projeto abriu um horizonte novo, coisas novas que ainda não havíamos experimentado”, conclui Diego, aluno do 7° período de Fisioterapia e participante do projeto desde seu início.

Na Universidade Federal de Sergipe, a professora continuará com projetos relacionados à qualidade de vida da comunidade. “A Universidade Católica é um pedaço de mim. Aqui passei os 10 melhores anos da minha vida. Cresci muito como pessoa e como profissional. Aprendi que devemos doar o máximo de si para o próximo. A Unicap me concedeu a experiência de poder por em prática esse projeto. Nada me gratificou mais do que trabalhar com a comunidade acadêmica. A implantação desse projeto foi um marco para a minha vida profissional, pois eu sei que estou indo, mas estou deixando essa semente e que outras pessoas poderão usufruir”, conclui como despedida à instituição.

Padre Lúcio, principal responsável pela implantação do “Promoção da Saúde do Servidor da Unicap”, afirma que a iniciativa se enquadra perfeitamente na política maior da Pró-reitoria Comunitária, promovendo a integração entre professores, funcionários e estudantes. “Queremos agradecer profundamente à professora Goretti, que acompanhou o projeto até agora. A Universidade continuará nessa atenção de promover saúde no campus, particularmente para os nossos funcionários. Vamos fazer todo o esforço para dar continuidade ao trabalho”, ressalta.

Para mais informações sobre o “Promoção da Saúde do Servidor da Unicap”, acesse: http://www.unicap.br/ihu/