Professora do curso de Direito lança livro na Unicap sobre a Aids entre mulheres encarceradas
|Com contribuição de Isabella Andrade
Na manhã desta quinta-feira (16), a professora do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco Valéria Maria Cavalcanti Lins lançou seu livro “Os serviços técnicos penitenciários e a questão da Aids na sexualidade da mulher encarcerada – Colônia Penal Feminina do Bom Pastor”, no auditório G1.
O livro é fruto da sua dissertação de mestrado, defendida em 1997. Sua pesquisa durou dois anos e meio. A obra enfoca os serviços técnicos oferecidos à população carcerária, laços afetivos e a contaminação pelo vírus HIV entre as detentas.
Sobre a atenção à mulher portadora de HIV, o trabalho constata que há o atendimento sempre que o caso é detectado mas, por vezes, as próprias detentas não manifestam o desejo de realizar o teste, o que pode atrasar o diagnóstico. Outro problema é a falta de vontade de alguns órgãos públicos envolvidos nessas ações.
Atualmente, a professora Valéria Lins está trabalhando na tese de doutorado, na área de Psicologia e Direito. Apesar do intervalo de 13 anos entre a defesa da dissertação e o lançamento do livro, o texto original foi acrescido de análises atuais. A obra é uma publicação da editora Fasa e está à venda na livraria SBS da Unicap.