Professora de Jornalismo da Unicap interpreta Senhora Carrar, a partir do dia 14, no Teatro Hermilo Borba Filho
|A professora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Stella Maris Saldanha vai integrar o elenco da peça “Os Fuzis da Senhora Carrar”, de Bertold Brecht, um dos mais importantes dramaturgos do século 20. A nova montagem é um desdobramento da pesquisa cultural “Transgressão em Três Atos”, realizada por Stella junto aos parceiros de profissão e também professores da Unicap Cláudio Bezerra e Alexandre Figueirôa, coordenador do curso de Jornalismo da Católica. A estreia será no próximo dia 14 (sábado), no Teatro Hermilo Borba Filho.
O drama central da peça gira em torno da Senhora Carrar – personagem representada por Stella – uma mulher revolucionária, ligada às tropas republicanas na época da Guerra Civil Espanhola. Casada com um pescador, a Senhora Carrar insiste para que o marido vá à guerra e lute contra a força nacionalista, então liderada pelo General Franco.
Depois de ficar viúva, a Senhora Carrar, sentindo-se culpada pela morte do marido, desiste da causa revolucionária e encontra o seu refúgio nas doutrinas da Igreja, tornando-se beata. Mas seu sossego não termina. A comunidade de pescadores de Andaluzia começa a insistir para que Carrar deixe os filhos de 15 e 21 anos se aliarem às tropas republicanas e entregue os fuzis que o falecido esposo usou na guerra.
Stella Maris explicou que todo o teatro de Bertold Brecht é ancorado na causa coletiva, que, no caso da Senhora Carrar, é representada pela pressão que a personagem sofre da comunidade de pescadores. “O drama central da peça é resultado do duelo da causa coletiva com as dores pessoais da viúva. Dar ou não dar os fuzis? Mandar ou não mandar os filhos à guerra?”
O teatro de Brecht também traz uma característica que é bastante evocada na peça “Os Fuzis da Senhora Carrar”: “Ele põe o teatro a nu”, como afirmou Stella Maris. É por isso que a história da Senhora Carrar conta com alguns momentos de ruptura, nos quais o público é invocado a tomar decisões. “A plateia é convidada a refletir”, disse.
Para Stella Maris, o maior aprendizado que o papel lhe trouxe está nesse momento de reflexão. “A peça nos ensina a tomar decisões nas encruzilhadas da vida. A neutralidade não deve ser defendida. Quando nos tornamos neutros, deixamos de ser agentes de transformação da sociedade”.
“Os Fuzis da Senhora Carrar” ficará em cartaz até o dia 19 de setembro, aos sábados e domingos, a partir das 18h. A direção é do premiado encenador e dramaturgo João Denys. No elenco, destaque para importantes nomes da cena pernambucana, como José Ramos e Alfredo Borba.
Serviço
Peça “Os Fuzis da Senhora Carrar”
Período: 14 de agosto a 19 de setembro
Dias e Hora: Sábados e Domingos, às 18h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho