Professora de Jornalismo da Católica participa da VI Fliporto

No próximo sábado (13), às 20h30, a professora de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Stella Maris Saldanha participará da mesa-redonda “Clarice e a descoberta do mundo”, na  VI Festa Literária Internacional de Pernambuco: a Fliporto.

Na realidade, “Clarice e a descoberta do mundo” é um filme da pernambucana Taciana de Fátima Oliveira, cuja estrutura narrativa se apoia e se reflete no processo criativo da escritora.

No filme, a professora Stella Maris representa Marieta Lispector, mãe de Clarice Lispector. A relação de Stella com Clarice começou cedo, desde os seus 17 anos, quando leu o primeiro livro da autora.

“Quando li o primeiro livro dela, “Água Viva”, tinha 17 anos e foi justamente no ano em que ela morreu. E nesse primeiro encontro fiquei desnorteada. Ela me surpreendeu, me deslocou, eu nunca havia lido algo com a intensidade  do texto de Clarice. Desde então, virei uma leitora compulsiva. Comecei a ler não só as suas obras, como biografias. Comecei a conhecê-la mais. E quanto mais a leio mais a considero um dos maiores nomes da literatura brasileira”, afirma Stella.

Stella já interpretou a própria Clarice Lispector, no projeto experimental: “Clarice, o Recife em mim”, dos alunos de Jornalismo da Unicap.

Além da professora Stella Maris, estarão presentes na mesa-redonda a diretora do filme, Taciana de Fátima Oliveira; a biógrafa autorizada pela família, Teresa Monteiro; e o elenco: Germano Haiut, que interpreta o pai de Clarice; e a atriz Cássia Kiss, que será Clarice Lispector na fase adulta.

Durante a mesa, os idealizadores do projeto explicarão direção, roteiro e atuação, além de exibirem em primeira mão cenas do filme, que também apresenta cartas inéditas de Clarice ao amigo pernambucano Augusto Ferraz.