Professora da Unisinos participa do Seminário de Habilidades e Competências do Psicoterapeuta na Unicap

A professora Illana Andreatta, da Unisinos, realizou palestra, nesta quinta-feira (23), na Católica, durante o Seminário Habilidades e Competências do Psicoterapeuta, promovido pelo Laboratório de Família, Gênero e Interação Social (LAFAM). O evento teve início pela manhã, seguindo pela tarde e noite, e será finalizado na manhã desta sexta-feira (24).

O seminário faz parte das atividades do Programas de Pós-Graduação  em Psicologia Clínica da Unicap. Todos os anos são convidados profissionais de fora, trazendo temáticas pertinentes às disciplinas. “O que a professora Illana está trazendo como contribuição é uma reflexão sobre os requisitos básicos e diretrizes dos nossos currículos, tratando de quais comportamentos, atitudes mínimas e a competência em gerir as habilidades para lidar com o nosso público- alvo, seja na clínica especial ou em outros ambientes em que o psicólogo pode trabalhar”, explicou a professora Suely Santana, coordenadora do evento.

A palestra começou com a apresentação de diretrizes do MEC e terminou com a apresentação de casos clínicos, a fim de tornar a temática mais compreensível. Também foi aberto espaço para as dúvidas e questionamentos trazidos pelos alunos. “Ela faz essa interlocução, que eu acho bem legal, abrindo espaço para os alunos. Porque também é um momento de reflexão, que precisamos nos atualizar e buscar essas informações, fazendo principalmente uma integralidade de saberes, que hoje em dia é tão requisitada”, complementou Suely.

A aluna de graduação em Psicologia, Jessica Luna participou do Seminário e afirma que a palestrante trouxe informações novas. “A professora Illana traz, mostra e detalha cada coisa que ela faz. Então, isso está sendo bem gratificante e bem valioso em relação ao curso e até para nossa prática na clínica”, comentou. Jessica, que está estagiando na clínica da Unicap, se inscreveu com o foco de aprender mais. “Ela vai falar um pouco mais de como a gente vai trabalhar na clínica e como a gente pode melhorar. A gente sempre pensa ‘o que tem mais além da supervisão?’, porque outras pessoas que vêm de fora trazem sempre mais informações. Então, o que eu posso aprender a mais nessa palestra com relação à clínica e com o paciente?”, conclui Jessica.

O evento foi aberto ao público e, além dos alunos do Programa de Pós-Graduação, tiveram cerca de 50 inscritos. Durante o evento, foi realizada uma venda de livros sobre vários temas, relacionados à área, como Psicologia Clínica, Trabalho & Psicologia e até assuntos não tão específicos como Mulher e Família: diversos dizeres e Consumir, Deprimir ou Gerir Desafios?